domingo, 15 de março de 2015

Há 35 anos, imprensa mundial se mobilizou para recepcionar 'ETs'

Suposta aparição de alienígenas em Casimiro de Abreu, RJ, parou o país.

Milhares de pessoas foram até o município para ver os extraterrestres.

Gustavo Garcia, com informações da Inter TVDo G1 Região dos Lagos
Chegada dos extraterrestres atraiu cerca de 30 mil pessoas além da imprensa mundial (Foto: Reprodução / Inter TV e TV Globo)Chegada dos extraterrestres atraiu mais de 30 mil pessoas além da imprensa mundial
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Há 35 anos, mais precisamente no dia 8 de março de 1980, os olhares da imprensa mundial ficaram voltados para a pequena cidade de Casimiro de Abreu, interior do Rio de Janeiro. Milhares de pessoas se reuniram no município, atraídas por um suposto vidente, para recepcionar a chegada de um "disco voador de Júpiter". Os anos se passaram e as previsões do homem, que ficou conhecido como o “Mensageiro de Júpiter”, acabaram não se confirmando. Os mistérios e os efeitos do fenômeno que mobilizou o mundo, no entanto, perduram até os dias de hoje como o acontecimento mais marcante da história da pacata cidadezinha fluminense.
Na ocasião, Edílcio Barbosa, que se dizia um porta-voz dos extraterrestres, começou a divulgar que alienígenas iriam desembarcar em Casimiro de Abreu(veja vídeo ao lado). A notícia rapidamente se espalhou e a cidadezinha de 22 mil habitantes foi invadida por mais de 30 mil pessoas. Entre elas, jornalistas de países como Canadá, Argentina e Uruguai.
Uma festa de boas-vindas, inclusive com café da manhã e baile, foi montada pela prefeitura da cidade. Um veículo de comunicação chegou a publicar os "10 mandamentos dos extraterrestres" para que nada saísse do cronograma durante o evento.
Local onde seria o ponto do pouso na nave chegou a ser sinalizado (Foto: Reprodução / TV Globo)Local onde seria o ponto do pouso na nave chegou a
ser sinalizado (Foto: Reprodução / TV Globo)
Mas a euforia e a expectativa para conhecer os seres de outro planeta acabaram se transformando em frustração, conforme revela o funcionário público Ervan Gonçalves, que esteve presente na "recepção aos alienígenas".
"Chegando por volta das 5h, 5h20, começamos a ficar apreensivos. Quando deu 5h30 até 6h e não tinha descido o disco voador, as pessoas começaram a se manifestar, a vaiar", disse.
De acordo com o funcionário público, que tinha 10 anos na época, a decepção foi muito grande. "Começaram a jogar aviões de papel e aplaudir passarinhos. Todos perguntando ao seu Barbosa 'cadê o disco?' O pessoal ficou decepcionado e durante meses ficamos falando sobre isso", afirmou.
Edílcio Barbosa faleceu meses depois do evento em Casimiro de Abreu. Mas, antes de morrer, o “Mensageiro de Júpiter” afirmou que os alienígenas acabaram não aparecendo devido ao grande número de pessoas. Verdade ou não, Edílcio Barbosa conseguiu o feito de transformar a cidade em um atrativo quando o assunto são seres de outros planetas.
Milhares de pessoas se reuniram em Casimiro de Abreu, RJ, para esperar os extraterrestres (Foto: Reprodução Inter TV)Milhares de pessoas se reuniram em Casimiro de Abreu, RJ, para esperar os extraterrestres
(Foto: Reprodução Inter TV)
Exposição homenageia a data
Na sexta-feira (6), a Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu passou a receber a exposição “Disco Voador”. A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de março e recorda a visita de milhares de pessoas que planejavam testemunhar a chegada de extraterrestres vindos de Júpiter. A exibição é uma homenagem ao feito mais marcante da história do município.
Exposição já recebe visitantes em Casimiro de Abreu (Foto: Divulgação / Casa de Cultura)Exposição já recebe visitantes em Casimiro de Abreu (Foto: Divulgação / Casa de Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário