domingo, 15 de março de 2015

Estação Meteorológica instalada em Casimiro, RJ, deve ajudar produtores

Dados recolhidos ficarão disponíveis na internet.

Alertas de chuvas serão dados com até 24 horas de antecedência.

Do G1 Região dos Lagos
Dados vão auxiliar o trabalho da Defesa Civil (Foto: Divulgação/ Secom Casimiro)Dados vão auxiliar o trabalho da Defesa Civil (Foto: Divulgação/ Secom Casimiro)
Em tempos de seca, produtores rurais de Casimiro de Abreu, no interior do Rio, passaram a contar com uma tecnologia que pode ajudar a enfrentar os problemas causados pelas variações climáticas. Há cerca de uma semana, uma Estação Meteorológica que foi instalada será responsável por trazer informações como alertas de chuva forte com até 24 horas de antedecêndia.
O sistema foi instalado no sítio agrícola da Fundação Municipal, que fica na rodovia Serramar. A estação coleta informações como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, índices pluviométricos e direção do vento. Esses dados ficam disponíveis na internet, no site da Prefeitura de Casimiro. As informações como volume de chuva e velocidade do vento podem ajudar a prevenir os prejuizos no campo.
Sistema deve ajudar produtores rurais (Foto: Divulgação/ Secom Casimiro)Sistema deve ajudar produtores rurais
(Foto: Divulgação/ Secom Casimiro)
O equipamento, que custou cerca de R$ 17 mil, também vai ajudar a prevenir catástrofes na cidade. Em Casimiro de Abreu o maior problema são as inundações em períodos de chuva. Segundo a Defesa Civil, os distritos de Boa Esperança, Palmital, Rio Dourado e o Bairro Industrial são os mais afetados. Com esse recurso, a Defesa Civil vai poder emitir alertas de até 24 horas antes para os moradores dessas áreas.
De acordo com o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, com aquisição da Estação Meteorológica a Defesa Civil Municipal fica ainda mais fortalecida. “Com os dados fornecidos pela Estação poderemos nos preparar com antecedência a uma precipitação acentuada (chuvas fortes) ou período de grandes estiagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário