domingo, 15 de março de 2015

Encontro de prefeitos da região debate crise do petróleo e queda dos royalties

Representantes de nove cidades da Região dos Lagos e Norte compareceram.

Encontro orientou autoridades e promoveu soluções.

Do G1 Região dos Lagos
Prefeitos se reuniram para discutir crise no petróleo (Foto: Juliana Guzzo / Ascom Casimiro)Prefeitos se reuniram para discutir crise no petróleo (Foto: Juliana Guzzo / Ascom Casimiro)
Um encontro que aconteceu em Macaé nesta segunda-feira (2), reuniu prefeitos e representantes de nove cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense para buscar alternativas de gestão para os municípios. O objetivo foi entender melhor o novo cenário da crise que  envolve o setor de petróleo e gás e, consequentemente, a queda na arrecadação dos royalties.
Na reunião, estiveram presentes o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio; o de Carapebus, Amaro Fernandes; de Quissamã, Octávio Carneiro; de Conceição de Macabu, Cláudio Eduardo Barbosa; de Casimiro de Abreu, Antônio Marco de Armação dos Búzios, André Granado; deCabo Frio, Alair Corrêa; o vice-prefeito de Rio das Ostras, Gelson Apicelo e o secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, Marcelo Neves.
Também compareceram ao encontro, presidentes e outros representantes das câmaras de vereadores de Macaé e região, e ainda da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (Abespetro).
Orientação
Durante a reunião foram realizadas três palestras para que a atual situação fosse compreendida pelos gestores. O consultor do Rio Sil, Alfredo Renault, apresentou o “Cenário e as perspectivas do setor de petróleo e gás”. Segundo ele, a queda no repasse pode ser ainda maior nos próximos meses, já que a compensação é paga com dois meses de defasagem em relação a produção de petróleo. Para o consultor, todo esse momento pode ser sentido no comércio e na rede hoteleira, por exemplo.

Encontro também firmou compromisso de investimentos (Foto: Divulgação / Ascom Búzios)
Encontro também firmou compromisso de
investimentos (Foto: Divulgação / Ascom Búzios)
O secretário executivo da Abespetro, Gilson Coelho, animou um pouco os administradores ao falar sobre o crescimento da indústria de petróleo para os próximo anos. Já o diretor da Macroplan, Claudio Porto, explicou como fazer a gestão estratégica de uma crise como esta. Ele ressaltou que com a crise, a pressão social sobre as prefeituras aumenta. “É importante ter métodos de gerenciamento, não improvisar. Fazer uma gestão responsável da receita e das despesas, deixando sempre a equipe de especialistas e também a população bem informada de tudo o que esta acontecendo”.
Garantia de investimentos
Esse foi o segundo encontro entre prefeitos da região com esse propósito. O momento serviu para unificar o discurso regional e, também, para preparar um documento que garanta os investimentos já anunciados e a empregabilidade na Região dos Lagos e Norte Fluminense. Este documento será apresentado e assinado pelas lideranças no próximo sábado (7), em Armação dos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário