quarta-feira, 25 de março de 2015

Crise dos royalties do petróleo provoca exonerações de funcionários comissionados da Prefeitura de Casimiro de Abreu



Antes das exonerações, Poder Executivo tomou diversas medidas para administrar perda estimada em R$ 60 milhões, este ano 

Mesmo após reduzir e cancelar contratos de prestação de serviços, rever os orçamentos das Secretarias e cortar os novos investimentos, a Prefeitura de Casimiro de Abreu precisa ainda de novas medidas para conseguir cortar cerca de R$ 60 milhões, valor que deixará de ser arrecadado por causa da queda dos royalties este ano. A partir do último dia deste mês, o Poder Executivo terá que exonerar todos os cargos comissionados, exceto poucos casos necessários para que não paralise as Secretarias, autarquias e fundações.  

"Este é um momento muito triste para todos nós. Desde quando assumimos a Prefeitura, sempre valorizamos o funcionalismo. Até o momento, mesmo com a crise nos royalties, não deixamos de honrar com as nossas obrigações. Nem todas as medidas já adotadas para redução foram suficientes para evitar que o nosso orçamento corresse o risco de ficar comprometido. Tenho certeza de que vamos superar esta crise, que se estabelece em todas as cidades produtoras de petróleo", disse o prefeito Antônio Marcos.

Um acompanhamento contínuo é feito pela Secretaria de Planejamento e Processamento de Dados, bem como pela Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio, para que assim que a arrecadação financeira do município melhore, retome o caminho do crescimento.

A despesa com a folha e encargos trabalhistas do Poder Executivo, que antes da crise representava 40% da Receita Corrente Líquida (RCL), com esta queda, cresce para o patamar que supera o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Os recursos da arrecadação dos royalties não podem ser utilizados para o pagamento de pessoal, entretanto, eles são classificados como receita de transferência e, nesse sentido, entram na contabilidade da RCL, que sofrerá uma redução considerável", ressaltou o secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Célio de Almeida.  Aliado a diminuição na arrecadação com os royalties haverá ainda o corte de investimentos e serviços que contribuirá para a redução de outras receitas.

Com estas medidas, o município pretende respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e manter os recursos para o funcionamento dos serviços essenciais à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário