sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Acessório imita o útero para o bebê dormir: será que ele faz bem? Entenda

Um acessório criado por um pai promete fazer com que o bebê durma melhor e de forma mais segura. O inventor, o norte-americano James Spencer, teve a ideia há dois anos, quando sua filha nasceu e, com a ajuda de especialistas, criou o que chamou de "Crescent Womb: Infant Safety Bed", que em português significa "Úte

Um acessório criado por um pai promete fazer com que o bebê durma melhor e de forma mais segura. O inventor, o norte-americano James Spencer, teve a ideia há dois anos, quando sua filha nasceu e, com a ajuda de especialistas, criou o que chamou de "Crescent Womb: Infant Safety Bed", que em português significa "Útero Crescente: cama de segurança para crianças"

Acessório para bebê dormir melhor

O formato é similar ao de uma pequena rede, que pode ser presa e ajustada ao berço, sobre o colchão. Para transformar o acessório em um produto a ser comercializado, ele criou uma campanha de financiamento coletivo na internet. No site para a arrecadação, ele diz que sua invenção já foi testada e está de acordo com as normas da Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos.
Além disso, segundo o criador do acessório, seu tecido tem propriedades elásticas e flexíveis que permitem que o bebê se ajuste melhor, independente de seus movimentos ou sua posição. Isso faria com que funcionasse como se fosse um útero, o que facilitaria a transição do recém-nascido da barriga da mãe para o mundo externo e, consequentemente, melhoraria a qualidade do sono do bebê.
Outras características listadas por ele: é feito com material não tóxico; é fácil de transportar, colocar e tirar do berço; tem boa ventilação que reduz os riscos de superaquecimento; e ajuda a melhorar o refluxo, dependendo da inclinação com que é utilizado.

Benefícios para o recém-nascido

A pediatra Natasha Slhessarenko, do Delboni Medicina Diagnóstica, achou a invenção interessante e acredita que é uma forma de fazer com que a criança se sinta protegida, como se realmente estivesse no útero da mãe. "É preciso ter cuidado, porque pode ser só um modismo, mas é interessante. Para o bebê no comecinho da vida, ao sair do útero, realmente isso pode minimizar o trauma, pois é um tecido molinho, que se adequa ao formato da criança, ela mexe e o acessório mexe junto também", afirma.
Outro ponto destacado pela médica é o fato de ajudar a evitar acidentes, como, por exemplo, prender a perninha nas grades do berço, entre outros. "Mas a criança vai evoluindo e com 3 ou 4 meses já tem mais movimento, então é melhor ter alguns cuidados e não deixar tão alto para evitar queda", afirma.
Ela ressalta ainda o fato de ser um material não-tóxico e de permitir que a coluna do bebê fique na posição encurvada, o que é positivo. "E estar sempre encostando em alguma coisa, isso dá segurança e proteção, faz com que o bebê se sinta abraçado e acolhido", diz.
Enquanto a novidade não chega ao mercado, há outros cuidados para diminuir a interferência do ambiente externo na vida de um recém-nascido: aleitamento materno, não receber muitas visitas, não fazer viagens longas, não ir a shoppings, festas, e ter atenção à posição para dormir, pois a de menor risco é sempre com a barriga para cima.
Cuidados com o recém-nascido: dicas para sono, banho, refluxo, cólica e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário