quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ter um melhor amigo melhora saúde da criança


Laços de amizade ajudam crianças a superar experiências difíceis e diminuem impacto negativo sobre autoestima infantil, diz estudo canadense"Ter um melhor amigo presente durante um evento desagradável tem impacto imediato sobre o corpo e a mente de uma criança", disse o coautor do estudo William Bukowski, professor de psicologia e diretor do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano na Universidade Concordia, em Montreal. "Se uma criança passa sozinha por problemas com um professor ou uma discussão com um colega de classe, vemos um aumento considerável nos níveis de cortisol e diminuição da sensação de autoestima".

Para o estudo, os investigadores pediram a 55 meninos e 48 meninas de cinco e seis anos para registrar seus sentimentos e experiências em um diário ao longo de quatro dias. Níveis de cortisol das crianças - o hormônio do estresse - também foram monitorados em testes de saliva regulares.
Foto: Thinkstock/Getty ImagesAmpliar
Melhor amigo ajuda a melhor nível de cortisol e autoestima das crianças durante experiências ruins
O estudo, recentemente publicado na revista “Developmental Psychology”, revelou aumento do cortisol e autoestima diminuída quando a criança teve uma experiência negativa. No entanto, quando havia um melhor amigo presente para compartilhar a experiência ruim, os níveis de cortisol e os sentimentos de autoestima apresentaram uma mudança menor.
Os pesquisadores notaram que o que acontece durante a infância pode afetar as pessoas na vida adulta, incluindo ter sentimentos de baixa autoestima. "Nossas reações fisiológicas e psicológicas diante de experiências negativas na infância impactam mais tarde", explicou Bukowski em um comunicado da universidade. "A secreção excessiva de cortisol pode levar a significativas alterações fisiológicas, incluindo a supressão imunológica e diminuição da formação óssea. Aumento de estresse pode realmente retardar o desenvolvimento da criança".

Os autores da pesquisa disseram que estudos anteriores mostraram também que ter amizades podem ajudar a proteger as pessoas contra o assédio moral, exclusão social e outras formas de agressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário