domingo, 15 de julho de 2012

Amamentar pode reduzir o peso da mãe em longo prazo


Mulheres que amamentaram por seis meses ou mais apresentaram redução do índice de massa corporal décadas mais tarde, aponta novo estudo

Thinkstock/Getty Images
Mulher que amamenta durante seis meses ou mais tem IMC menor em longo prazo
Quantos filhos a mulher teve e se ela amamentou pode afetar seu índice de massa corporal (IMC) décadas mais tarde, afirma um novo estudo inglês. Segundo os pesquisadores, engravidar aumenta o risco de obesidade, mas amamentar diminui esse risco, mesmo em longo prazo.
"Através de pesquisas como esta as mulheres que estão em idade fértil podem enxergar que amamentar é bom para elas e para seus filhos e que os benefícios para a própria saúde podem ter uma duração extremamente longa", disse Kirsty Bobrow, pesquisadora clínica da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Para o estudo, Bobrow e seus colegas avaliaram informações de cerca de 740 mil mulheres na pós-menopausa que participam inicialmente de uma pesquisa britânica feita entre 1996 e 2001, aBritain’s Million Women. A média de idade das participantes do estudo foi de 58 anos
.

Todas relataram a sua altura, peso, história reprodutiva e outros dados. Elas também responderam perguntas sobre amamentação.

O índice de massa corporal médio era maior entre as mulheres que tiveram mais filhos. Entre aquelas que não tiveram filhos, o IMC médio foi de 25,6 - um pouco acima do peso. Para as mulheres com quatro ou mais partos, a média foi de 27,2.

Entre as mulheres que deram à luz, 70% das gestantes tinham amamentado por uma média de 7,7 meses. Os pesquisadores descobriram que para cada seis meses de amamentação, o IMC médio abaixou cerca de 1%. Eles consideram a porcentagem “relativamente pequena, mas importante. Uma redução persistente.”

Metabolismo
O estudo, publicado em julho no International Journal of Obesity, não prova que a amamentação vai deixar a mulher mais magra. Ele apenas mostra uma associação entre esses dois fatores. No entanto, o vínculo entre amamentação e redução do IMC foi mantido mesmo quando os pesquisadores levaram em conta tabagismo, atividade física e outros fatores que podem afetar o peso.
Os pesquisadores têm várias hipóteses para explicar por que amamentar ajuda a controlar o peso em longo prazo. Uma delas é a chamada hipótese de "reset" (reiniciar, em português), disse Bobrow. “Essa hipótese prega que a amamentação pode ser envolvida na reconfiguração de vários centros de controle metabólico do cérebro após o parto", explica Bobrow.
Para as mulheres que ainda não deram à luz, o estudo sugere que é importante considerar a amamentação e perguntar ao seu médico quanto peso você deve ganhar. Obter aconselhamento sobre nutrição é uma boa idéia também, afirma Gunderson. "Quando você estiver grávida, procure orientação para ter uma boa alimentação", sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário