quinta-feira, 26 de julho de 2012

Estudo mostra que tubarões têm pasta de dente 'embutida' na boca


Cientistas alemães dizem que arcadas dentárias dos animais contém alto índice de flúor, o que os torna provavelmente livres de cáries

Divulgação
Além da força da mandíbula, o dente dos tubarões apresenta composição química que garante eficiência nas dentadas. Na imagem, cena do filme Tubarão
Uma análise detalhada dos dentes dos tubarões mostrou que o "terror dos mares" tem um componente químico nos dentes indispensável para deixá-los fortes e garantir boas dentadas, Pesquisadores da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, analisaram profundamente a composição química dos dentes dos tubarões descobriram que esse componente é o flúor, o famoso ingrediente de várias pastas de dente.
O estudo mostrou que enquanto a superfície dentes dos tubarões contém alto índice de fluoreto, mineral presente nas pastas de dente, os humanos e outros mamíferos apresentam uma composição diferente, com hidroxiapatita, uma substância também encontrada nos ossos.
O fluoreto deixa os dentes dos tubarões das espécies Isurus oxyrinchus e Galeocerdo cuvier mais resistentes aos ácidos. Mathias Eppe, co-autor do estudo, disse ao site Discovery News que a superfície dos dentes dos tubarões é composta por 100% de fluoreto. "Portanto, eles não devem ter cáries. Como vivem na água e trocam sua arcada dentária com regularidade, dor de dente é um problema que eles não têm." No entanto, no quesito resistência, os dentes humanos não deixaram nada a dever aos dos peixes: ambos são igualmente duros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário