quarta-feira, 11 de julho de 2012

Meu filho falou um palavrão, e agora?


As crianças repetem o que ouvem e, normalmente, não sabem o que aquilo significa. Conte como você reage e confira dicas do que fazer quando seu filho fala um palavrão

Getty Images
Palavrão: pais não podem achar engraçado e devem dar o exemplo
Se você for pego de surpresa, é capaz até de dar risada. Mas depois vem aquela sensação de que a reação não foi adequada. E realmente não é assim que adultos devem reagir quando crianças falam algum palavrão. 
“Muitas vezes a risada dos pais ou de qualquer adulto que esteja perto vem de forma muito espontânea. Se isso acontecer com você, respire fundo e mude de atitude. Explique que aquela palavra não deve ser repetida e dê uma opção de vocabulário para a criança fazer a substituição”, ensina Larissa Fonseca, psicopedagoga.
Normalmente alheia ao significado do palavrão, a criança está apenas repetindo o que ouviu em alguma ocasião. Ela consegue, inclusive, inserir essa palavra em contexto parecido ao que presenciou. Por exemplo, quando vê o pai nervoso falando “droga”, poderá dizer a mesma palavra em um momento de frustração.
Linguagem simples
A estudante de psicologia Franciele Rupel Yoshizawa conta que o filho mais velho, de sete anos, não sabe exatamente o que quer dizer o palavrão, mas entende o sentido que a palavra tem. “Percebi que ele sabia que aquilo poderia ser dito em um momento de ‘fúria’ e que iria atingir de forma negativa a pessoa para quem ele dirigisse o xingamento. Mas o significado da palavra em si ele não sabia.”
Isso é comum. De acordo com a psicóloga Dora Lorch, autora do livro “Superdicas para Educar Bem seu Fiho” (Editora Saraiva), os pais precisam explicar em uma linguagem bastante simples que aquilo é ofensivo. “Alguns pais ficam bravos, mas não adianta. A criança não sabe direito o que falou. Explicar é a melhor maneira de lidar com essa situação.”
Getty Images
Reagir adequadamente é a melhor maneira de evitar que a criança repita palavras feias
Faça o que eu digo...
Não falar palavrões na frente de uma criança é a primeira atitude dos pais para evitar que ela repita isso. Parece fácil, mas nem sempre é o que se vê na prática. Muitos pais parecem seguir a máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, segundo Dora.
“Nas famílias existe uma diferença entre o que os pais falam e fazem. Observamos isso quando pedem para as crianças comerem verdura e no seu prato tem apenas arroz e batata frita. Com palavrões não é diferente”, afirma Dora.
Mãe de uma menina de pouco mais de dois anos, Juliana Ferreira procura ser coerente na educação da filha. “Não temos o costume de falar palavrões em casa. Quando ela fala ‘droga’ ou ‘caramba’ porque ouviu alguém dizer, explico que é feio e não devemos repetir essas palavras. Para mim não tem palavrão mais leve. Tento evitar ao máximo.”

 

Argumentos
Franciele também se policia para que os filhos não ouçam, e consequentemente repitam, palavrões com frequência. Como o contato com outras pessoas e crianças é inevitável, ela aposta na boa educação dentro de casa para desestimular os exemplos negativos. “A qualidade da educação que os pais dão faz toda a diferença. Palavrão, além de ser feio, faz com que a pessoa perca a razão. Quero que meus filhos tenham argumentos ao invés de usar palavrões em situações adversas.”
“Os pais não têm controle sobre tudo a que as crianças têm acesso, seja na escola, com ababá ou mesmo com o irmão mais velho. Eles precisam aprender a lidar com essa situação”, afirma Larissa Fonseca. Mesmo com esses problemas pontuais, o contato social da criança com outras pessoas deve ser mantido.
Seu filho falou um palavrão e você não sabe como agir? Confira as dicas da psicóloga Dora Lorch e da psicopedagoga Larissa Fonseca:
- Explique, com uma linguagem simples, que a palavra é feia e não deve ser repetida. Diga que palavrões podem deixar as pessoas tristes por que é ofensivo.
- Ofereça um sinônimo para que a criança possa substituir o palavrão.
- Não ignore o que a criança acabou de falar. Ela não vai aprender sozinha que aquilo é ruim.
- Não brigue em excesso, afinal ela, normalmente, não sabe o que a palavra significa.
- Tente não achar graça ou dar risada.
- Não dê tanta importância ao fato. Explique que aquilo não deve ser repetido e pronto. Evite ficar voltando a este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário