segunda-feira, 20 de maio de 2013

Casimiro de Abreu recebe melhor avaliação em pesquisa nos municípios da área de abrangência do Comperj



De acordo com apuração do Ibase e Petrobras, município ocupa primeiro lugar em educação, saúde e meio ambiente

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - Ibase em parceria com a Petrobras, em 14 municípios do Leste Fluminense, mostra que Casimiro de Abreu ocupa a primeira posição em grande parte dos Indicadores da Cidadania – Incid. O documento revela que as políticas públicas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente são referências para os moradores. Foram ouvidos 5,6 mil habitantes das cidades da área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj.
“Essa pesquisa aponta que estamos seguindo o caminho certo na elaboração de políticas públicas para as áreas essenciais ao progresso de nosso município e ao bem-estar da população. É muito satisfatório observar os critérios para a apuração desses dados obtidos pelo Ibase, uma organização reconhecida internacionalmente pela seriedade e isenção com que atua”, declarou o prefeito Antônio Marcos, complementando que os resultados positivos se devem também a responsável utilização dos royalties pela Administração Municipal.
No relatório de conclusão da pesquisa, o Ibase ressalta que somente em três dos 14 municípios pesquisados, mais da metade da população tem convicção de que seus direitos são devidamente respeitados. Casimiro de Abreu está no topo desse ranking.
O município desponta também sob os índices de igualdade de condição de vida e de tratamento, ou seja, a maioria dos entrevistados está convicta de que os direitos são garantidos a todos os cidadãos de Casimiro.
SAÚDE – O indicador “Diferença e Saúde” aborda tanto a opinião do entrevistado sobre o acesso aos serviços de saúde quanto o que ele pensa sobre pessoas que são próximas a ele (não necessariamente parentes) terem o acesso a esses serviços.
Enquanto que mais da metade dos entrevistados nos 13 municípios acredita que não há atendimento adequado de saúde nem para si nem para outras pessoas, Casimiro de Abreu é tida como referência para a população, se posiciona em primeiro lugar.
Casimiro de Abreu também está à frente no percentual de entrevistados com nível mais elevado de satisfação em relação aos serviços de saúde, ou seja, que têm acesso a atendimento de saúde adequado e não veem pessoas excluídas destes serviços.
Para o prefeito Antônio Marcos, os investimentos na saúde básica, o acesso facilitado aos exames e procedimentos de média e alta complexidade, bem como o atendimento humanizado propiciam a avaliação positiva da população sobre a saúde pública municipal.
EDUCACÃO – O município de Casimiro de Abreu apresenta o percentual mais elevado entre as demais 13 cidades da região de influência do Comperj no indicador “Inclusão na Educação”. Os entrevistados opinam que tanto o seu acesso quanto o de sua família aos serviços são satisfatórios, além de afirmarem que a educação oferecida no município atende as suas necessidades.
Apesar de ainda não dispor de uma universidade ou escola técnica, Casimiro de Abreu cria alternativas para o acesso ao conhecimento, a fim de que todos possam ter o mesmo direito à qualificação. É o que faz os moradores terem a percepção ampliada sobre a excelência dos serviços oferecidos pelo Poder Público. O transporte gratuito de estudantes até as universidades e escolas técnicas da região, além do convênio entre a Prefeitura e o Instituto Federal Fluminense – IFF são exemplos dessas vias para a educação ofertada e a satisfação dos munícipes.
MEIO AMBIENTE – Casimiro de Abreu também se destaca positivamente em todos os aspectos ambientais analisados pela pesquisa.
O tema “Meio Ambiente” foi escolhido para estudo por fazer referência tanto a direitos sociais quanto ao saneamento, habitação e aos direitos aos bens comuns, como o ar e a água.
É abordado também porque os municípios da área de influência do Comperj tendem a passar por muitas transformações associadas a processos de industrialização e urbanização.
Grandes empreendimentos industriais e o crescimento urbano associados a esses processos tendem a reduzir o acesso a bens comuns e deteriorar a qualidade do meio ambiente. Mas em Casimiro de Abreu, as políticas públicas que envolvem a preocupação com a preservação ambiental resultam na posição do município em primeiro lugar, comparado aos demais.
Um exemplo dessa preocupação envolvendo a preservação da saúde e do meio ambiente é a obra de esgotamento sanitário do município. Cerca de R$ 32 milhões estão sendo investidos na maior obra pública realizada em Casimiro de Abreu. A primeira de três fases da Estação de Tratamento de Esgoto estará em pleno funcionamento até julho.
Os dados da pesquisa apontam que quase 100% dos entrevistados em Casimiro de Abreu consideram que usufruem da água limpa oferecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE (autarquia da Prefeitura); 90,2% utilizam e aprovam os espaços públicos de qualidade (considerando também como qualidade a limpeza das ruas e praças) e quase 90% são beneficiados pelo ar limpo advindo da preservação ambiental do município. 

Publicado em 17/5/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário