Os secretários municipais de Casimiro de Abreu participaram na tarde de terça-feira, dia 21, de um curso sobre ouvidoria. O objetivo foi apresentar aos gestores o que é a ouvidoria e como cada um pode contribuir para seu funcionamento. “A implantação da ouvidoria em Casimiro de Abreu está acontecendo a base de muita pesquisa e estudo de nossa equipe. Mas dependemos muito de todo o secretariado para que este trabalho dê certo. As demandas vão chegar até nós e vamos tentar produzir a melhor resposta para o munícipe”, destacou a ouvidora municipal, Aparecida Otz.
O coordenador da Associação Brasileira de Ouvidorias, Décio Araújo Braga, ressaltou que a ouvidoria é uma ferramenta de gestão muito eficiente se bem utilizada. “A ouvidoria não é corregedoria, nem fiscalização ou controladoria. Mas uma ferramenta para aproximar a relação do governo com o cidadão. A ouvidoria tem um elemento fundamental que é a informação e informação é poder. A informação com qualidade fortalece este elo com a comunidade e, dessa forma, promovendo a cidadania”, falou.
Ele ressaltou a importância do treinamento contínuo de todos os envolvidos nesse processo. “A palavra chave da ouvidoria é o acolhimento. Saber receber e ter eficiência em dar respostas. Vocês vão perceber como a ouvidoria pode ser eficiente e como podemos melhorar a relação dos munícipes com o gestor”, observou.
Responsável pela implantação das ouvidorias no Hospital das Clínicas, da Secretaria de Saúde e da ouvidoria geral do município de Botucatu-SP, Isabel Cristina Rossi Conte, apresentou um histórico do surgimento das ouvidorias e mostrou os avanços obtidos na cidade paulista. “A ouvidoria orienta os projetos e ações do poder público, que tem a possibilidade de conhecer as reais necessidades da comunidade”, destacou.
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