Dados revelam que saúde pública do município tem se tornado referência na região
Estatística é apresentada durante reuniões mensais entre gestores da Secretaria de Saúde
As
condições oferecidas pela Saúde Pública de Casimiro de Abreu têm gerado
resultados positivos para o município, entre eles o aumento da procura
pelo atendimento em diversos setores. Para tratar desse e de outros
assuntos, uma vez por mês os coordenadores da Secretaria de Saúde de
Casimiro de Abreu se reúnem e apresentam relatórios com dados
estatísticos, fluxos e sugestões sobre a evolução do trabalho realizado
pelos diversos departamentos e programas ligados à pasta da Prefeitura.
Além de cumprir com a prestação de contas determinada pelo Ministério da
Saúde, que passou a se quadrimestral, o encontro dos coordenadores visa
dar transparência e analisar as ações desempenhadas pelo Poder Público,
promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de resultados
entre os profissionais. Nesta terça-feira, dia 30, a reunião foi
realizada no auditório do Hospital Municipal e contou a participação do
secretário de Saúde, Armando de Nijs. Representando o Poder Legislativo,
os vereadores Eliezer Crispim e Luis Robinson da Silva Júnior (Juninho
Piquira) estiveram presentes.
Para ampliar a divulgação desses
dados e possibilitar que toda a população tenha mais acesso as
informações, a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar a
reunião na Câmara dos Vereadores. A próxima será na última semana deste
mês. Posteriormente a data e hora serão divulgadas pelos meios de
comunicação.
REFERÊNCIA - Foi destaque no encontro de
coordenadores o aumento do número de atendimentos nos diversos setores
da Secretaria de Saúde, não só pelo crescimento demográfico do
município, mas por Casimiro de Abreu estar se consolidando como
referência em saúde pública para toda a região. O exemplo são os dados
do atendimento em obstetrícia do Hospital Municipal. De 40 partos
realizados no primeiro trimestre do ano passado, Casimiro de Abreu
passou a 80 este ano; de 53 internações de clínica cirúrgica em 2012, o
município passou para 304 no mesmo período.
A avaliação da
direção da unidade de saúde é que as condições de higiene, o conforto
dos leitos e de todo o espaço do Hospital, o serviço de capelania e o
próprio atendimento humanizado oferecido por toda a equipe têm
contribuído para aumentar essa procura, inclusive por pacientes de
outras cidades.
Durante a reunião foi estabelecido que os
relatórios trimestrais apresentados serão elaborados a cada quatro
meses, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Todos os dados
mensurados pela Administração Municipal abastecem o SUS e são
pré-requisitos para o recebimento de verbas do Governo Federal, que faz o
repasse mediante a análise do cumprimento das metas. Os relatórios
quadrimestrais servem ainda para compor o relatório anual de gestão, que
vai direcionar o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual,
elaborado a cada quatro anos.
O secretário de Saúde, Armando
de Nijs, destacou que a reunião promove a integração entre os setores e
ainda contribui para o aperfeiçoamento do trabalho da Administração
Pública, a partir da análise do desempenho de cada coordenação, direção e
serviços.
ATENDIMENTOS - Armando de Nijs atentou para
uma situação que acomete não só Casimiro de Abreu, mas toda a região, o
inchaço nos setores de urgência e emergência devido ao imediatismo no
atendimento exigido pela população. Sobre isso, ressaltou a importância
de conscientizar os moradores que não estejam em situação de emergência
para que procurem uma das 11 unidades da Estratégia Saúde da Família,
onde receberão atendimento médico e serão encaminhados para tratamento
adequado, inclusive com especialistas e até mesmo hospitalar, caso
necessário.
De acordo com Márcia Freitas, diretora técnica
do Hospital, 80 por cento dos atendimentos realizados no setor de
emergência têm perfil ambulatorial, ou seja, poderiam ser realizados com
dia e hora marcados. O resultado é que o atendimento a pacientes com
urgência e emergência não deixa de ser realizado, mas se torna mais
lento, mesmo com a triagem feita pela equipe de acolhimento e
classificação de risco.
Para minimizar o impacto causado
pela grande procura de pacientes ambulatoriais pelo setor de emergência,
a Secretaria está elaborando uma cartilha com orientações de educação
em saúde para ser distribuída para a população.
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