sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dados revelam que saúde pública do município tem se tornado referência na região
Estatística é apresentada durante reuniões mensais entre gestores da Secretaria de Saúde


As condições oferecidas pela Saúde Pública de Casimiro de Abreu têm gerado resultados positivos para o município, entre eles o aumento da procura pelo atendimento em diversos setores. Para tratar desse e de outros assuntos, uma vez por mês os coordenadores da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu se reúnem e apresentam relatórios com dados estatísticos, fluxos e sugestões sobre a evolução do trabalho realizado pelos diversos departamentos e programas ligados à pasta da Prefeitura. Além de cumprir com a prestação de contas determinada pelo Ministério da Saúde, que passou a se quadrimestral, o encontro dos coordenadores visa dar transparência e analisar as ações desempenhadas pelo Poder Público, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de resultados entre os profissionais. Nesta terça-feira, dia 30, a reunião foi realizada no auditório do Hospital Municipal e contou a participação do secretário de Saúde, Armando de Nijs. Representando o Poder Legislativo, os vereadores Eliezer Crispim e Luis Robinson da Silva Júnior (Juninho Piquira) estiveram presentes.
Para ampliar a divulgação desses dados e possibilitar que toda a população tenha mais acesso as informações, a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar a reunião na Câmara dos Vereadores. A próxima será na última semana deste mês. Posteriormente a data e hora serão divulgadas pelos meios de comunicação. 
REFERÊNCIA - Foi destaque no encontro de coordenadores o aumento do número de atendimentos nos diversos setores da Secretaria de Saúde, não só pelo crescimento demográfico do município, mas por Casimiro de Abreu estar se consolidando como referência em saúde pública para toda a região. O exemplo são os dados do atendimento em obstetrícia do Hospital Municipal. De 40 partos realizados no primeiro trimestre do ano passado, Casimiro de Abreu passou a 80 este ano; de 53 internações de clínica cirúrgica em 2012, o município passou para 304 no mesmo período. 
A avaliação da direção da unidade de saúde é que as condições de higiene, o conforto dos leitos e de todo o espaço do Hospital, o serviço de capelania e o próprio atendimento humanizado oferecido por toda a equipe têm contribuído para aumentar essa procura, inclusive por pacientes de outras cidades.   
Durante a reunião foi estabelecido que os relatórios trimestrais apresentados serão elaborados a cada quatro meses, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Todos os dados mensurados pela Administração Municipal abastecem o SUS e são pré-requisitos para o recebimento de verbas do Governo Federal, que faz o repasse mediante a análise do cumprimento das metas. Os relatórios quadrimestrais servem ainda para compor o relatório anual de gestão, que vai direcionar o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual, elaborado a cada quatro anos. 
O secretário de Saúde, Armando de Nijs, destacou que a reunião promove a integração entre os setores e ainda contribui para o aperfeiçoamento do trabalho da Administração Pública, a partir da análise do desempenho de cada coordenação, direção e serviços. 
ATENDIMENTOS - Armando de Nijs atentou para uma situação que acomete não só Casimiro de Abreu, mas toda a região, o inchaço nos setores de urgência e emergência devido ao imediatismo no atendimento exigido pela população. Sobre isso, ressaltou a importância de conscientizar os moradores que não estejam em situação de emergência para que procurem uma das 11 unidades da Estratégia Saúde da Família, onde receberão atendimento médico e serão encaminhados para tratamento adequado, inclusive com especialistas e até mesmo hospitalar, caso necessário.  
De acordo com Márcia Freitas, diretora técnica do Hospital, 80 por cento dos atendimentos realizados no setor de emergência têm perfil ambulatorial, ou seja, poderiam ser realizados com dia e hora marcados. O resultado é que o atendimento a pacientes com urgência e emergência não deixa de ser realizado, mas se torna mais lento, mesmo com a triagem feita pela equipe de acolhimento e classificação de risco.  
Para minimizar o impacto causado pela grande procura de pacientes ambulatoriais pelo setor de emergência, a Secretaria está elaborando uma cartilha com orientações de educação em saúde para ser distribuída para a população. 

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