sexta-feira, 25 de abril de 2014

Casimiro de Abreu integrará consórcio regional de segurança


Objetivo do consórcio, formado por seis municípios, é traçar medidas que levem mais tranquilidade à população

O prefeito em exercício de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, assinou nesta quinta-feira, dia 24, o Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 32. O encontro aconteceu em Rio das Ostras, no gabinete do prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, onde estiveram ainda reunidos os representantes de Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Macaé.
O documento propõe 13 constatações necessárias para que a redução da violência seja feita de forma estratégica e ordenada e, ao mesmo tempo, implantado um trabalho de diminuição dos riscos de acidentes por meio de ações preventivas e ações da Defesa Civil de cada município. Entre os propósitos acordados pelos municípios estão  o nivelamento de conhecimentos sobre rotinas operacionais e empregos técnicos e táticos, o desenvolvimento de estratégias comuns de neutralização às invasões de áreas públicas e ambientais e a realização de ações de pacificação nas escolas. Foi também solicitado no protocolo, a possibilidade de empregar as Guardas Municipais e as Coordenadorias de Defesa Civil, em apoio mútuo, nos eventos dos calendários oficiais dos municípios nos casos de situações de emergência.
De acordo com o prefeito em exercício, Zedequias da Costa, o consórcio deixa os municípios mais fortes, principalmente, no momento de fazer as reivindicações juntos aos governos Estadual e Federal. “Juntas, as cidades possuem mais de um milhão de habitantes. Todas as ações propostas refletirão de maneira bem positiva para os munícipes”. Ele disse ainda que para que a criminalidade seja combatida por completo há uma necessidade de dar mais atenção à família enquanto base para a formação de cidadãos conscientes.
            Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, também presente no encontro, o crime tem se regionalizado e não é mais algo pontual, o que justifica a implantação do consórcio. “A ideia é integrar não só os municípios, mas, também, as polícias Civil, Militar e Federal, com as Guardas Municipais. Com isso, conseguiremos fazer um trabalho melhor e combater com mais força a criminalidade”.
Após assinado por todos os prefeitos, o documento terá que passar pelas câmaras municipais para que seja transformado em lei e, depois, publicado na imprensa oficial de cada município e do Estado do Rio de Janeiro.
            PRESENÇAS - Entres os representantes que compareceram a reunião estavam  o vereador de Casimiro de Abreu, João Medeiros, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Ramiro Oliveira, o delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio Ribeiro, entre outras autoridades.



Publicado em 25/4/2014
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário