sábado, 12 de abril de 2014

Temendo A Deus E Servindo A Ídolos


“Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido transportados.” II Reis 17:33.
Após os reinados de Davi e Salomão, o povo de Deus se dividiu em dois reinos. Os descendentes de Davi continuaram reinando no reino do Sul, conhecido como Judá. Mas o reino do norte, Israel, com capital em Samaria ficou sob as mãos de Jeroboão. Reis bons e maus se sucederam no poder do reino do Sul, mas o reino do norte teve apenas reis maus. Os pecados acumulados de Israel fez com que Deus tirasse sua mão protetora deste povo que acabou sucumbindo diante dos Assírios. O rei da Assíria trouxe muita gente de suas nações (Babilônia, Cuta, Hava, Amate e Sefarvaim) para habitar em Samaria, gerando uma apostasia religiosa ainda maior. Como os castigos de Deus foram imediatos, o rei da Assíria resolveu mandar um sacerdote de Israel para ensinar a religião em Samaria. Houve então uma confusão religiosa muito grande.
O capítulo 17 de II Reis descreve o nível de apostasia deste povo. As pessoas de cada nação faziam seus próprios deuses, mas também adoravam o Deus de Israel. O verso de hoje diz que temiam ao Senhor, mas serviam seus próprios deuses.
Esta atitude dos samaritanos pode parecer absurda para muitos. Como alguém pode temer ao Senhor e também adorar outros deuses? Como isso é possível? Hoje, no entanto, há muitas pessoas que agem da mesma forma. Adoram o Deus verdadeiro, mas também servem os seus deuses. Não necessariamente servem deuses de pedra e de madeira como os samaritanos faziam, mas deuses da mídia que aparecem numa tela colorida em seu computador ou TV, deuses que ocupam nosso tempo e nos esgotam fisicamente fazendo com que não tenhamos tempo para o culto familiar, oração particular e estudo da Palavra de Deus. São estes deuses que consomem nosso tempo, força e atenção e nos enfraquece espiritualmente.
Amigo. Avalie sua vida e veja se você não está na mesma situação dos samaritanos, temendo a Deus e servindo seus próprios deuses.
Oração: Querido Pai. Tu és único. Não há outro Deus além de ti. Ajuda-me a viver para a sua honra e glória. Que os deuses modernos que me circundam absorvendo minha atenção sejam eliminados de minha vida. Quero viver só para te glorificar. Em nome de Jesus te peço. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário