sábado, 12 de abril de 2014

Sebrae anuncia vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor na próxima segunda-feira


Prefeito Antônio Marcos está pela segunda vez consecutiva entre os finalistas com o projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’
                       A expectativa é grande para a próxima segunda-feira, dia 14, quando o Estado do Rio de Janeiro vai conhecer os vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, está entre os finalistas com o projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável” e concorre em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo e Melhor Projeto. A cerimônia de premiação acontecerá no Palácio Guanabara. Quem vencer na categoria estadual representará o Rio de Janeiro na disputa nacional.
     Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 59 municípios. A equipe técnica avaliou 52 projetos e selecionou 30 para a final. “Já é um prêmio estar entre os prefeitos finalistas do Estado. Esse é um reconhecimento pelos investimentos que fizemos na área rural. Estamos valorizando os pequenos produtores, fortalecendo nossa agricultura e gerando novas oportunidades no campo”, ressaltou Antônio Marcos.
   PROJETO - Desde que assumiu a Prefeitura, Antônio Marcos vem priorizando o pequeno produtor rural. Ao longo desses cinco anos, a administração municipal já recuperou 40km de estradas vicinais; adquiriu várias máquinas para auxiliar o plantio e a colheita, como tratores, retroescavadeiras, caminhão-baú, triturador de galhos e a batedeira de grãos; oferece apoio para o transporte e comercialização da produção; reestruturou e ampliou a Feira do Pequeno Produtor Rural; vem incentivando o associativismo; entre outras ações.
                       Todos esses investimentos vêm dando resultados, como o aumento de cerca de 60% da área plantada em todo o município e a variedade de culturas. Em 2011, mais de 100 pequenos produtores agrícolas foram atendidos com colheita em mais de dez culturas. Em 2013, foram 285 pequenos agricultores com colheita em mais de vinte culturas, como banana, inhame, aipim, entre outras.
               “Hoje o campo cresce integrado à cidade. A Prefeitura devolveu a certeza de que é possível viver do que a terra lhes oferece. Sujar as mãos de terra é motivo de orgulho para o agricultor que, graças ao apoio e os investimentos do poder público, está prosperando e conseguindo aumentar a renda familiar”, falou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina.
    PRÊMIO – O prêmio, que chega a sua 8ª edição, é uma iniciativa do Sistema Sebrae e tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das prefeituras que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Cada município pôde inscrever até dois projetos, em duas categorias diferentes.
Publicado em 10/4/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário