sábado, 23 de abril de 2011

Os Milionários da Ficção

Arevista norte-americana “Forbes” publica anualmente sua lista com os 15 maiores milionários do mundo da ficção. Vale tudo, desde personagens de desenhos animados e filmes, a criaturas de quadrinhos e séries de TV. Em 2011, a lista foi encabeçada pelo imbatível Tio Patinhas, e inclui ainda gente como o garoto Riquinho, o bizarro Sr. Burns de “Os Simpsons”, e o magnata Gordon Gekko (Michael Douglas) de “Wall Street”. E ainda entraram no ranking os heróis Tony Stark (o Homem-de-Ferro) e Bruce Wayne (o Batman).
1. Bruno Mezenga
Interpretado por Antônio Fagundes em “O Rei do Gado” (96/97). Como o próprio nome da novela já diz, Bruno é “O Rei do Gado”, o maior criador de bois do Brasil. Fez fortuna às custas de seu próprio trabalho, e sustenta dois filhos mimados e uma esposa infiel que adoram sugar seu dinheiro.



2. Sinhozinho Malta
Interpretado por Lima Duarte em “Roque Santeiro” (85/86). Conhecido como o “Rei da Carne Verde”, é um fazendeiro milionário, que possui terras, lojas de comércio na cidadezinha de Asa Branca, contas no exterior e duas mansões – a sua, e a da Viúva Porcina (Regina Duarte), que ele sustenta. Para coroar, uma limusine com um chifre de boi no capô. Fez fortuna com seu trabalho, mas também explorando a fé e a religião do povo de Asa Branca
3. Odete Roitman
A vilã de “Vale Tudo” (88/89), encarnada por Beatriz Segall, herdou um enorme patrimônio de seu marido, já falecido. O carro-chefe da fortuna é a companhia aérea TCA, que ela governa com mão de ferro. Odete possui apartamentos em Paris, Londres e Nova York – menos no Brasil, a “terra de tupiniquins” que ela detesta. Quando vem para cá, hospeda-se na casa da irmã Celina (Nathália Timberg). Mas, quando decide ter um local para se encontrar com seus “rapazes”, acaba adquirindo um apartamento no Rio de Janeiro.
4. Leal Cordeiro
O mega-empresário de “Tempos Modernos” (2010), interpretado por Antônio Fagundes, é um homem de origem humilde que trabalhou e construiu um império da tecnologia, coroado pelo incrível e gigantesco Edifício Titã, que ele ergueu em São Paulo.


5. Totó
O simplório italiano – papel de Tony Ramos em “Passione” (2010/11) – era apenas um pacato camponês do interior da Itália. Mas descobre-se filho da empresária Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), dona da Metalúrgica Gouveia e de um império empresarial. Da noite para o dia, Totó vira o principal herdeiro de Bete, e milionário acionista das empresas da família.
6. Filomena Ferreto
Magnata que comanda a família e o Frigorífico Ferreto, com ares de líder nazista. Filomena herdou os negócios do pai, e tomou as rédeas das empresas, já que as irmãs não se envolvem com o mundo financeiro. Possui mansões, centros comerciais e terras, além do frigorífico. Foi interpretada por Aracy Balabanian em “A Próxima Vítima” (95).

7. Maria do Carmo
A famosa “sucateira”. Desde criança, trabalhou ao lado do pai recolhendo lixo das ruas. Assim foi criando um império a partir do comércio de ferro-velho e sucata, culminando com uma rede de negócios e uma casa de shows dedicada à lambada, batizada de Sucata, sediada na cobertura do prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista, São Paulo. Era esse prédio que a Dona Armênia (Aracy Balabanian) queria ver "na chón!". Maria do Carmo foi inspirada na empresária Lílian Gonçalves, e encarnada por Regina Duarte em “Rainha da Sucata” (90).



8. Charlô e Otávio
Primos afastados, Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) são os únicos herdeiros do Tio Enrico. Herdam a loja de departamentos Charlô’s, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, e uma enorme mansão. Mas com um detalhe: são sócios, e nenhum dos dois pode vender ou negociar qualquer parte desse patrimônio. Estão, assim, presos um ao outro pelo resto da vida. Começa assim a “Guerra dos Sexos” (83/84).







Nenhum comentário:

Postar um comentário