sexta-feira, 1 de abril de 2011

Segredos de liquidificador


Compartilhar: Que thermomix, que nada! Na culinária caseira ou na profissional, o básico liquidificador continua sendo peça fundamental. Rápido e prático, ele faz pratos gostosos num piscar de olhos, sem fazer muita bagunça na cozinha.
Apesar da idade avançada, cerca de 80 anos, a invenção norte-americana não parou no tempo e está cada vez mais moderna e potente. Para Marcelo Ozi, chef-executivo do paulistano Badebec, apesar das novidades no mercado de eletrodomésticos, o bom e velho liquidificador não perdeu espaço na cozinha profissional. “É um caminho rápido, perfeito para a correria do restaurante”, diz. Ele usa o utensílio para fazer maionese, molhos, cremes. “Com ele, dá para fazer receitas elaboradas de um jeito simples”.
Provas disso são a torta de batata e a sopa fria de tomate que o chef preparou especialmente para o iG Comida, junto com o imbatível bolo de iogurte com nutella. “A torta de batata feita em liquidificador fica com uma textura mais cremosa e homogênea do que a batida à mão”, diz ele. Além, claro, de o preparo ser muito mais rápido. “Dá para deixar as batatas cozidas na geladeira, bater e já fritar”. Outro jeito de servi-la é em canapés. “Basta cortar em quadradinhos, botar em cima de um pedaço de pão e finalizar com usando anchova ou camarão.”
A mistura com bacalhau proposta por Marcelo é uma ótima opção para a Páscoa. “Mas dá para fazer essa torta com carne de porco, carne seca, frango, carne moída.” O bolo de iogurte também aceita variações. “A nutella pode ser substituída por doce de leite, goiabada ou chocolate”, diz o chef. Agora, é anotar as dicas do chef, separar seus ingredientes preferidos e fazer barulho na cozinha!
Segredos de liquidificador:
- Coloque os ingredientes líquidos primeiro, senão a mistura não bate direito e ainda se corre o risco de estragar o eletrodoméstico.
- Preparações que levam azeite e manteiga devem ser batidos em potência mais baixa para não desandar.
- Quando for bater algo quente, mantenha o copo bem fechado. O líquido tende a subir
- Lave muito bem o utensílio depois de usar, principalmente se bater algo que tenha gordura.
- Dê preferência aos copos de plástico. Os de vidro quebram com facilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário