''É bom ser mulher!!!!
Porque podemos ser todas em uma só, fortes e corajosas, frágeis e acessíveis, mães, filhas, amantes, donas de casa, profissionais.
Somos sensíveis e analisamos no dia-a-dia a melhor maneira de demonstrar o que pensamos .
"Nosso cérebro dá conta de vários serviços ao mesmo tempo.
''Porque mulheres são como chocolates. Podem ser brancas ou negras. Podem ser doces ou amargas. Podem até virem acompanhadas, mas no final todo mundo gosta.''
Irene Mell
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. MATEUS 6:42
Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. FILIPENSES 4:6 e 7.
Embora tenha origens diversas, o inchaço pode estar ligado à alimentação. Veja o que fazer e o que comer para evitá-lo
A causa pode ser prisão de ventre, estresse, alergias alimentares ou qualquer outro problema de saúde como intolerância a lactose ou problemas gastrointestinais. O fato é que ninguém gosta daquela sensação de barriga inchada, que pode durar horas.
O nutricionista David Grotto, no livro “101 Alimentos para uma vida plena” (Ed. Larousse) e a Clínica Mayo oferecem dicas de como evitar o inchaço e uma lista de alimentos que podem ajudar a reduzir o inchaço.
Mude de atitude
Escute o corpo: preste mais atenção aos efeitos do que você come na sua barriga e evite os alimentos que aumentam a sensação de inchaço.
Modere a ingestão de gordura: ela atrasa o esvaziamento do estômago e favorece a sensação e estufamento.
Coma devagar e aposente o canudinho: comer rápido e beber líquidos pelo canudo aumenta a ingestão de ar.
Fuja da cerveja e dos refrigerantes: essas bebidas liberam o gás dióxido de carbono, que ajuda a inchar a barriga.
Aposente o chiclete e a balinha: quando você masca ou chupa um caramelo mais duro, engole mais do que o normal e parte do que é engolido é ar.
Não fume: ao inalar a fumaça, também está engolindo ar.
Trate a prisão de ventre: quanto mais tempo o resíduo de comida permanece no intestino, mais tempo ele tem para fermentar, gerando inchaço.
Mexa-se: dar uma caminhada curta, de 15 minutos, após as refeições ajuda no processo de digestão.
Aprenda o que comer:
Sementes de linhaça, girassol e gergelim: são ótimas fontes de cálcio, zinco e vitamina E, que ajudam o corpo a eliminar toxinas que causam o inchaço. Foto: Getty Images
Médicos dizem que opções atuais não funcionam para todos, mas podem, junto com a terapia, ajudar a quebrar o ciclo do vício
Se o alcoolismo é uma doença, há esperança de encontrar a cura em uma pílula? Sim e não. Nos últimos anos, tendo mapeado as mudanças físicas que o cérebro sofre com anos de consumo habitual, pesquisadores descobriram um punhado de medicamentos promissores – e, dizem alguns, subutilizados – que, combinados a terapia, ajudam alcoólatras a quebrar o ciclo da dependência.
Para aqueles para quem os remédios funcionam, eles certamente podem parecer uma cura.
"Eu senti como se tivesse encontrado algo que finalmente me ajudou a enfrentar a ânsia de beber", diz Patty Hendricks, de 49 anos, que usou um desses medicamentos, a naltrexona, para ajudar a controlar o hábito de beber depois de quatro tentativas fracassadas de reabilitação.
"Acho que não teria conseguido ficar sóbria sem ele."
O problema é que os alcoólatras, como os pacientes com câncer, não são um grupo homogêneo. As pessoas bebem compulsivamente por inúmeras razões, da genética à ansiedade pós-traumática. A pílula que ajudou Hendricks a ficar sóbria talvez não faça nada, digamos, por um veterano que bebe para evitar os pesadelos.
"Assim como nem todos os cânceres de mama são iguais", afirma Nora D. Volkow, diretora do Instituto Nacional para o Abuso de Drogas dos Estados Unidos.
"O alcoolismo é um transtorno heterogêneo, por isso claramente não há um medicamento que funcione para todos."
Em vez disso, alguns especialistas em vício agora imaginam um futuro – talvez a não mais de uma década de distância – em que o tratamento para o alcoolismo imite métodos contemporâneos contra adepressão: os pacientes escolheriam entre uma variedade de medicamentos para encontrar o que melhor lhes conviesse; em seguida, recorreriam a terapia e outras ferramentas para alcançar uma recuperação a longo prazo.
"O que esperamos é realmente ter um leque de tratamentos entre os quais os médicos possam escolher", diz Raye Z. Litten, diretora adjunta do Instituto Nacional para o Abuso do Álcool e Alcoolismo.
"Se um medicamento não funcionar ou se os pacientes não conseguirem tolerá-lo", eles "poderão experimentar outro e assim por diante".
Nem todo mundo que trabalha com tratamento de alcoólatras acredita que a medicação é um bom caminho para a sobriedade. Tanto os Alcoólicos Anônimos quanto o Centro Betty Ford, por exemplo, têm programas que enfatizam a abstinência, não os comprimidos ou as injeções. Alguns críticos dizem que tratar o alcoolismo com medicamentos simplesmente substitui uma droga por outra.
Estamos muito longe dos dias em que programas de 12 passos e o autocontrole eram considerados os únicos caminhos para a sobriedade. Contudo, como os médicos passaram a ver o vício menos como uma falta de vontade do que como uma doença crônica que exige uma gestão a longo prazo, comodiabetes ou pressão arterial elevada, a procura de medicamentos que podem ajudar tem se intensificado.
Entre os medicamentos atualmente disponíveis, apenas três foram aprovados pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para o tratamento de alcoolismo. Entre esses, apenas dois, a naltrexona e o acamprosato, reduzem, na verdade, a ânsia de beber. O terceiro, o dissulfiram, vendido como Antabuse, faz com que os pacientes se sintam enjoados se beberem álcool, por meio do bloqueio da capacidade do corpo de metabolizá-lo.
Ao ajustar o sistema químico de recompensa do cérebro, tanto o acamprosato quanto a naltrexona reduzem os efeitos e o fascínio pelo álcool entre alguns alcoólatras. Nenhum deles é um medicamento milagroso. Em dezenas de ensaios clínicos, a naltrexona e o acamprosato, consumidos por via oral, funcionaram bem para cerca de um a cada sete alcoólicos e não tiveram praticamente nenhum efeito sobre os outros.
Litten disse que ainda não foram realizados estudos suficientes no mundo real para determinar a eficácia dos medicamentos em configurações "naturalistas", nem para identificar quanta duplicidade havia entre os dois grupos que reagiram a cada droga.
Porém, a relevância desses medicamentos não se resume, de modo algum, à sua eficácia, dizem os especialistas em vício.
"Quando eu era aluno de Medicina, se alguém sugerisse tratar o alcoolismo com um medicamento, as pessoas responderiam: 'Meu jovem, como seria possível tratar uma dependência química com outro produto químico?'", diz Markus Heilig, diretor clínico do Instituto Nacional para o Abuso do Álcool e Alcoolismo. A descoberta desses medicamentos, na pior das hipóteses, "demonstra que essa opinião tem problemas fundamentais".
Mais recentemente, os cientistas descobriram outros medicamentos, alguns já aprovados pelo FDA para outros fins, que podem ajudar a interromper o hábito de beber compulsivamente. Em 2007, Bankole A. Johnson, presidente do departamento de psiquiatria e ciências neurocomportamentais da Universidade de Virgínia, conduziu um estudo que mostrou que o topiramato, um medicamento anticonvulsivo, não só reduzia a necessidade de beber, mas ajudava a reduzir as enzimas do fígado e a pressão arterial.
"Foi apenas uma ideia que me veio à cabeça com base na química básica do composto", disse Johnson. Apesar de alguns efeitos colaterais desagradáveis (fadiga, confusão, náuseas), o topiramato se tornou um tratamento comumente prescrito para o alcoolismo, mesmo não sendo especificamente indicado contra o vício.
O baclofen, um medicamento antiespasmódico, às vezes também é prescrito para alcoólatras, embora também não seja especificamente indicado para esse fim e os resultados das pesquisas sejam heterogêneos.
Johnson também mostrou que doses baixas de ondansetron, um medicamento antináuseas há muito tempo prescrito para pacientes que fazem quimioterapia, podem vir a reduzir o consumo de bebidas por alcoólatras – particularmente aqueles que têm uma variante genética específica.
No Instituto de Pesquisa Scripps, em San Diego, George Koob está buscando desenvolver medicamentos que abordem o vício de um ângulo completamente diferente: reduzindo a gravidade dos estados emocionais negativos que levam os ex-usuários a voltarem ao vício. Um desses medicamentos, a gabapentina, originalmente desenvolvido para tratar a epilepsia, mostrou-se "muito promissor" em estudos anteriores, disse Litten, do Instituto Nacional para o Abuso de Álcool e Alcoolismo.
Embora alguns centros de tratamento tenham abraçado a farmacologia, outros dizem que a ênfase nos medicamentos pode desviar a atenção do trabalho real da reabilitação.
"Quando medicalizamos a doença e prestamos muita atenção na biologia, é fácil ouvir um paciente dizendo, 'Bem, não tenho mais ânsia, não preciso fazer mais nada'", conta Harry L. Haroutunian , diretor médico do Centro Betty Ford, em Rancho Mirage, Califórnia.
"Tentamos usar os princípios do programa de 12 passos como uma fonte de força em momentos de ânsia, para lidar com as angústias inevitáveis. Queremos que os pacientes se comprometam de verdade com isso."
Haroutunian descreveu o Centro Betty Ford como um "programa baseado na abstinência". Não se pede que os pacientes que já chegam tomando algum tipo de medicamento prescrito contra o vício parem de ingeri-lo, contou ele, mas não se costuma prescrever medicamentos aos outros, que não tomam, uma vez admitidos.
Por outro lado, a Fundação Hazelden, com sede em Minnesota, começou a prescrever medicamentos como a naltrexona e o acamprosato em várias de suas clínicas de reabilitação cerca de seis anos atrás. Hoje, 27% dos pacientes têm alta tomando algum tipo de medicação para reduzir a ânsia.
"Achamos que é algo extremamente importante", diz Marvin D. Seppala, diretor médico da Hazelden.
"Nos primeiros 12 a 18 meses, as pessoas estão altamente propensas a recaídas. Então, qualquer coisa que possamos fazer para mantê-las sóbrias durante esse período realmente afeta resultados a longo prazo."
Hendricks, que foi paciente da Hazelden em 2008, disse que ainda poderia estar bebendo, se não fosse pelos dois anos em que ela tomou a naltrexona.
"Acho que em um determinado momento me senti forte o suficiente mentalmente para saber que poderia controlar minha ânsia", disse Hendricks, que recentemente comemorou o seu milésimo dia de sobriedade.
"Mas passamos por essa carência no início, e a naltrexona ajudou a tornar os momentos de ânsia mais curtos e menos intensos."
Seppala disse que tenta levar em conta o histórico do paciente ao prescrever medicamentos. Ele sabe, por exemplo, que a naltrexona costuma agir melhor em pacientes com histórico familiar de alcoolismo.
Porém, as aplicações do mundo real não têm a clareza de um laboratório, disse ele.
"O problema é que 95% dos nossos pacientes têm um histórico familiar ligado ao álcool, o que não é um bom prognóstico."
A medicina não é a única ciência que está abrindo novos caminhos para a sobriedade. Graças a um novo aplicativo móvel da Fundação Hazelden, hoje há alcoólatras deixando a reabilitação com uma versão interativa dos 12 passos no bolso.
Quando os usuários iniciam uma sessão no aplicativo, chamado MORE Field Guide to Life ("Guia de campo para a vida"), eles são recebidos com o número de dias que se passaram desde que beberam pela última vez. A partir desse momento, podem localizar a mais próxima reunião dos Alcoólicos Anônimos, fazer listas de obstáculos e realizações, assistir depoimentos de outros alcoólicos recuperados, ou, se estiverem com dificuldades, pressionar um "SOS" para contatar imediatamente um responsável.
"Quando saí da reabilitação, senti como se tivesse bagunçado toda a minha vida", conta Jon Hartman, de 47 anos, que foi tratado na Hazelden e agora trabalha no departamento editorial da Fundação.
"Mas há recursos do aplicativo que atribuem tarefas bem simples que podemos fazer todos os dias, e a ideia de olhar para isso e perceber que podemos fazer algo a cada dia e progredir é extremamente gratificante para mim."
O aplicativo da Hazelden não é o único que visa à recuperação de alcoólatras. Outros, como o AA Steps Away, o Sobriety Date Calculator ("Calculadora de Datas de Sobriedade") e o Friend of Bill, conectam as pessoas em recuperação ao seu próprio progresso. O aplicativo da Hazelden, lançado em janeiro, chegou rapidamente ao topo da lista de aplicativos de livros da Apple.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Corte uma tampa na parte superior da abóbora. Retire-a e reserve. Unte as abóboras e cubra-as com o papel alumínio. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por 45 minutos ou até a polpa ficar macia. Retire, com cuidado, as sementes e a polpa das abóboras com o auxílio de uma colher para não furar
a casca. Reserve a polpa e as abóboras.
Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio, junte o arroz e a carne-seca e refogue por 2 minutos. Acrescente o tempero e misture. Adicione a água e cozinhe em fogo médio com a panela parcialmente tampada por 10 minutos ou até secar o líquido. Retire do fogo, adicione a polpa picada da abóbora reservada, o coentro e a cebolinha. Misture e coloque dentro das abóboras reservadas. Sirva em seguida.
Experimente polvilhar queijo minas ralado grosso e levar ao forno por 10 minutos antes de servir.
Salmão: rico em "gorduras do bem", ele ajuda a proteger o cérebro de idosos
Os idosos cujo sangue apresenta maiores teores de certas vitaminas e ácidos graxos omega 3 mantêm sua capacidade mental e de memória por mais tempo, revela um estudo publicado nesta semana.
O trabalho concluiu que os idosos que consomem estas vitaminas e ácidos graxos não experimentam uma redução do volume de seu cérebro, um fenômeno tipicamente observado nas pessoas que sofrem de Alzheimer.
Publicado na edição de novembro da revista Neurology, o estudo determina que os altos níveis de vitamina B, C, D e E, assim como de omega 3, encontrado principalmente nos peixes, têm efeitos positivos na saúde mental e no restante do organismo.
"Este enfoque mostra claramente os efeitos neurológicos e biológicos, bons e maus, ligados aos níveis de diferentes nutrientes no sangue", explica Maret Traber, do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos.
A pesquisa também revela que os participantes do estudo com alimentação rica em ácidos e gorduras trans, abundantes em produtos lácteos e frituras, obtiveram resultados piores no teste cognitivo e apresentaram redução do cérebro considerável."As vitaminas e os nutrientes que se obtém comendo uma grande variedade de frutas, legumes e peixes podem ser medidas com o auxílio de biomarcadores sanguíneos. Estou convencida de que estes nutrientes têm um grande potencial para proteger o cérebro e fazê-lo funcionar melhor", afirma Traber.
Os pesquisadores analisaram 104 indivíduos com idade média de 87 anos, submetidos a testes com 30 biomarcadores de nutrientes no sangue. Deste total, 42 também passaram por exames de ressonância magnética para medir o volume de seus cérebros.
Estudo mostrou que mulheres com alto consumo de gorduras saturadas tinham mais prejuízos de memória e cognição
Estudos já associaram a gordura na alimentação ao desenvolvimento de demência em idade mais avançada. Um novo estudo sugere que o risco talvez dependa do tipo de gordura consumida.
Os cientistas estudaram 6.183 mulheres com mais de 65 anos, acompanhando seu consumo de gordura e as alterações em sua capacidade intelectual ao longo dos anos. As participantes preencheram questionários sobre alimentação no início do estudo e depois realizaram testes periódicos de habilidade mental.
Os pesquisadores determinaram a "contagem de alterações" de cada voluntária reunindo alterações na memória e no pensamento abstrato ao longo do tempo – quanto mais baixa a contagem, maior a deterioração. O estudo apareceu online este mês no periódico Annals of Neurology.
Após levar em conta diversos fatores socioeconômicos e de saúde, os pesquisadores descobriram que a probabilidade de as participantes cuja ingestão de gorduras saturadas era a mais elevada terem contagens de alterações que as posicionavam abaixo do décimo percentil era 60% maior em comparação com que as que menos consumiam essas substâncias.
Por outro lado, a probabilidade de as mulheres cujo consumo de gorduras monoinsaturadas era o mais elevado terem contagens de alterações abaixo do décimo percentil era 40% menor. O consumo de gorduras poli-insaturadas e hidrogenadas não estava associado a nenhuma alteração, e o consumo total de gordura tampouco.
"As pessoas podem considerar fazer modificações ou substituições em suas dietas, trocando as gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas", afirmou Olivia I. Okereke, principal autora do estudo e professora assistente de psiquiatria da Universidade Harvard.
O prefeito de Casimiro de Abreu Antonio Marcos participou do lançamento do projeto ‘Promotores da Vida’, uma parceria entre o Instituto Vital Brazil e a Petrobras, para qualificar mão de obra com cursos de capacitação. O evento ocorreu na quarta-feira (30), na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. Participaram o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, que também preside o Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense (Conleste), a secretária municipal de Trabalho e Renda Alessandra Teófilo, e a coordenadora administrativa do projeto Aline de Sá.
O projeto abrirá 64 vagas para o município de Casimiro de Abreu. Os cursos totalmente gratuitos serão ministrados em Tanguá. A Prefeitura de Casimiro de Abreu disponibilizará transporte gratuito para os alunos. Além da qualificação de auxiliar técnico em biotério e laboratório, há opções para auxiliar técnico de controle de vetores e pragas urbanas, auxiliar técnico de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes, e monitor ambiental em saúde.
— Fico feliz em saber do interesse dos jovens pelos cursos na busca pela qualificação e ingresso no mercado de trabalho. Precisamos estar preparados para as oportunidades que irão surgir com a vinda do Complexo Petroquímico. Quero que a nossa juventude agarre esta chance que está surgindo em nossa região. Caso contrário, ficará em segundo plano. Quando você dá oportunidade aos jovens, a capacidade de aprendizagem é enorme — disse o prefeito Antonio Marcos.
Por serem cursos de qualificação, 60% das aulas serão práticas, com aulas diárias e duração de até três meses cada. Ao final do curso, 20% dos alunos que se destacarem, receberão uma bolsa-auxílio da Petrobras para fazer estágio. A seleção será feita por uma assistente social que analisa a vulnerabilidade social de cada inscrito, em Casimiro de Abreu. As aulas terão início no dia 18 de junho. As inscrições se encerram sexta-feira (dia 1º junho) e podem participar pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental.
Para se inscrever, é preciso estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada, além de possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. “Quero ver esta juventude qualificada e inserida neste processo. A capacitação é um ponto muito importante neste projeto”, frisou Carlos Pereira.
Mais informações podem ser obtidas no site www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida ou pelo telefone 0800 022 1036 (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h).
Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, e provas ocorrem nos dias 3 e 4 de novembro
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 ultrapassou 1 milhão nos dois primeiros dias do processo. A informação foi divulgada em programa de rádio produzido pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído nesta quarta-feira, dia 30, via internet.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, houve 1,150 milhão de inscrições até o início dessa manhã. No ano passado, foram cerca de 6 milhões de inscritos, mas o ministrou afirmou que deverá ocorrer um crescimento na participação desse ano.
As inscrições prosseguem até 15 de junho, exclusivamente pela na internet. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os demais devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio de boleto gerado na inscrição.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder as questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras
Como fazer inscrição para o Enem 2012
Roteiro com todas as informações necessárias para se tornar um candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio
Candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se inscrever pelainternet. Quem estiver interessado em participar da prova deve acessar o sitewww.enem.inep.gov.br e preencher os dados exigidos até o dia 15 de junho. Após a inscrição, é preciso pagar uma taxa até o dia 20 de junho. Conheça as principais regras do exame:
Finalidades da prova
A nota do exame pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também serve para obter bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), para obter Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participar do programa de intercâmbio no exterior Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.
Quem necessitar atendimento diferenciado, como lactantes, deficientes físicos, guardadores de sábado, também devem indicar a informação no sistema.Sistema
Para fazer a inscrição, é preciso preencher no sistema o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o
número do documento de identidade, documentos obrigatórios para o realizar o exame. Também é exigido um endereço de e-mail ou um número de telefone celular válidos.
Taxa de inscrição
Os candidatos devem pagar R$ 35 em bancos para se inscrever por meio de uma guia de recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.
São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola que frequentam deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também não pagam aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.
Acompanhamento
Para acompanhar a inscrição, o candidato deve guardar o número de inscrição e a senha fornecidos pela internet. Os números também são exigidos para consultar os resultados individuais após o exame e para realizar a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem. É possível recuperar a senha no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, que é encaminhada por e-mail ou celular, via SMS.
Certificado de Conclusão
Quem vai realizar o Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem escolher a instituição certificadora no ato da inscrição. É necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma do colégio através do exame.
O cartão também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.O cartão de confirmação de inscrição com o número de inscrição, data, hora, local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviado pelos Correios para o endereço informado na inscrição.
Provas
O exame é constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
Resultados
O gabarito das provas objetivas está previsto para ser divulgado no dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
Dias 13, 14 e 15 de julho
20º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João
Local: Beira Rio
Show com Russo Jazz Band, Casuarinas, Paulinho Mosca e Lenine
Horário: 23 horas
CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS
JANEIRO
Programação de Verão – programações culturais, esportiva e lazer voltadas para crianças, como escolhinha de natação, escolhinha de vôlei, gincanas e projeto Botinho.
FEVEREIRO
Carnaval – O Carnaval é o ponto alto do verão em Casimiro e Abreu. Tanto no distrito sede como em Barra de São João e nos demais distritos, os foliões tomam as ruas e praças para festejar com alegria, irreverência e muita segurança. Os blocos carnavalescos arrastam multidões e as Escola de Samba despertam a atenção pela beleza e harmonia. A cidade ganha brilho, luz e alegria em todas as esquinas.
MAIO
Evento de Motociclistas – Motoclube Charadrins – Prainha em Barra de São João.
ABRIL
Epocabreu
JUNHO
Festa de São João – No final do mês de junho, são comemoradas as festas dos Santos deste mês, com resgate cultural através de quadrilhas, músicas e barracas de comidas típicas, além de ser comemorado o dia do Padroeiro de Barra de São João, distrito que leva seu nome.
JULHO
Festival de Crustáceos – Barra de São João – Reunião dos melhores restaurantes de frutos do mar do município na Rua Bernardo Gomes (beira-rio). O evento gastronômico é sempre acompanhado por shows de MPB.
GOSTO
Festa de Nossa Senhora da Saúde – 15 de agosto – A festa de Nossa Senhora da Saúde é comemorada no dia 15/08, mas a arte religiosa começa três dias antes desta data, com o início do TRIDO: três dias de missas com orações e muito canto,, onde o assunto principal é a padroeira de Casimiro. Encenam-se pequenas peças de teatro e música são cantadas durante as missas. No dia 15/08, sai a procissão. Sem percurso certo, os fiéis seguem a imagem cantando e orando com muita devoção pelo centro da cidade. A procissão termina na Igreja, com a celebração da missa da padroeira e a benção do padre. A noite, muitas bandas de música gospel se apresentam num grande palco instalado ao lado da igreja. O evento conta com uma ótima infra-estrutura de segurança, som, luz, gerador de energia e banheiros químicos. O final da festa é marcado com uma grande queima de fogos.
SETEMBRO
Aniversário da Cidade – 15 de setembro – A segunda semana se setembro é marcada pela expectativa dos moradores e amigos da cidade de Casimiro de Abreu. Neste período se comemora o aniversário de fundação da cidade. O clima de festa se espalha pelo município, contagiando moradores e turistas. A prefeitura oferece shows de música popular, atividades culturais e artísticas e muito mais, tudo contextualizado com a paisagem e a história da cidade. Veja aqui a programação de 2011
OUTUBRO
Dia do Seresteiro – Uma homenagem ao músico, poeta, compositor e seresteiro das madrugadas casimirienses Elizeu Tinoco Miranda. Apresentação de grupos de serestas do estado e shows de MPB.
DEZEMBRO
Gincana de Pesca – Barra de São João – Torneio de pesca que congrega pescadores amadores de todo o Brasil nas areias das praias de Barra de São João. Prêmios, brindes, troféus, shows e muita alegria fazem deste evento um momento ímpar.
Reveillon – A virada do ano novo é marcada em Casimiro de Abreu e Barra de São João com queima de fogos e grandes shows.
Fonte: Guia Turístico 2010 - Secretaria de Turismo de Casim
Cerca de 44 pessoas integrantes do Projeto Barra Leve e convidados participarão da 5ª Caminhada na Natureza, no Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, no próximo domingo, dia 3 de junho, em Macaé. O circuito é considerado leve e moderado, seguindo os padrões internacionais com percurso de dez quilômetros. A trilha terá início às 8 horas da manhã.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Subsecretaria de Esportes e Lazer, vai disponibilizar o transporte de Barra de São João até o local do evento. É recomendado aos participantes utilizarem calça comprida, calçado fechado, protetor solar, boné e garrafa de água. Esta caminhada também faz parte da Semana Internacional do Meio Ambiente.
— Com a caminhada queremos incentivar ações de conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, e mostrar a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta — mencionou a subsecretária de Esporte e Lazer, Dulcinete Arruda. Este será o segundo passeio dos alunos do Barra Leve fora do município de Casimiro de Abreu. No último dia 11, o grupo esteve no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, considerado um oásis de serenidade e paz no meio da agitação urbana.
Projeto Barra Leve - São aulas de ginástica, caminhada, alongamento e muita diversão para pessoas de todas as idades. Os interessados em fazer parte do projeto podem se inscrever no Ginásio Poliesportivo de Barra de São João, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os alunos contam com equipe multidisciplinar formada pelo coordenador, professores de educação física e técnico de enfermagem. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7 horas, no Praião de Barra de São João, em frente a Secretaria de Turismo.
Na última quarta-feira (23), foi realizado em Casimiro de Abreu, um encontro promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, com trabalhadores que se candidataram ao financiamento do Banco da Terra (Ministério do Desenvolvimento Agrário) para compra de área rural para produção agropecuária. O prefeito Antonio Marcos estendeu aos requerentes o apoio já oferecido aos agricultores formalizados.
De acordo com o secretário de Agricultura Ubirajara Pina, 80 famílias residentes em Casimiro de Abreu estão cadastradas para avaliação de perfil e aprovação de crédito. A Subsecretaria de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro é a responsável em intermediar o financiamento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Banco da Terra. As prefeituras auxiliam os governos com acompanhamento.
— A Prefeitura de Casimiro de Abreu oferece aos agricultores do município, todo suporte operacional e logístico para a formação, escoamento e comercialização da produção. São melhorias de estradas, fornecimento de máquinas e suplementos agrícolas, além de cursos e informações com profissionais especializados para tornar o setor agropecuário mais dinâmico, e a agricultura familiar mais produtiva — explicou Ubirajara Pina.
De acordo com o subsecretário estadual de Agricultura Familiar, Cristóvão Spalla, já há uma propriedade rural em Casimiro de Abreu para ser adquirida e divida em lotes que serão financiados pelos agricultores. Para obter o crédito fundiário, é necessário que os pequenos produtores interessados atendam a uma série de exigências. Todas as informações aos candidatos constam no portal do governo federal (www.mda.gov.br). “Já temos outro encontro marcado com os representantes das 80 famílias inscritas em Casimiro de Abreu. Será no dia 20 de junho, às 15 horas, no Parque de Exposições”, informou o subsecretário.
A possibilidade de conseguir a própria terra para se instalar e trabalhar anima os trabalhadores inscritos no crédito fundiário. A maioria trabalhou como empregados ou prestadores de serviço na zona rural do município. É o caso do lavrador Aires Fonseca. “Será um sonho realizado ter um pedacinho de terra para plantar e criar vacas para vender o leite”, cogita.
Para a aposentada Maria José Navega, quem veio da roça resta o campo para tirar o sustento. “Vim de Itaperuna em 1961, e sempre trabalhei na lavoura como empregada. Se conseguir o financiamento, eu e minha família voltaremos a plantar, e criaremos galinhas e porcos para sobreviver do nosso trabalho”, disse. Quem também deseja trabalhar por conta própria no campo é o lavrador Luiz Cláudio Oliveira. “Acho melhor que ser empregado”, opina.
Enquanto não é decidida a aquisição de terra para assentamento das famílias inscritas no crédito fundiário, a Prefeitura de Casimiro de Abreu mantém os serviços de apoio aos pequenos produtores rurais. Assim que o financiamento for aprovado por parte dos governos estadual e federal, o prefeito Antonio Marcos cogitou de isentar os futuros assentados do pagamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis). “O que tiver ao nosso alcance para auxiliar o trabalhador do campo, assim faremos”, concluiu o prefeito.
O treinamento com o CATI (Centro Avançado de Imobilização Tática) do Rio de Janeiro aconteceu no dia 29, no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. A Prefeitura de Casimiro de Abreu convidou guardas municipais e pessoas da comunidade para assistirem as palestras. “Este foi um novo contato para estudarmos a ampliação da segurança”, disse o secretário Luiz Fernando Shinkado.
O CATI SWAT-RJ presta serviços à Polícia Federal, à Polícia do Senado Federal, e mantém intercâmbio internacional com polícias da Europa e dos Estados Unidos. A proposta é capacitar a Guarda Municipal e conscientizar a população sobre os mais amplos conceitos de segurança. “Casimiro de Abreu está num caminho interessante que prioriza a capacitação, o que é muito bom”, disse o gerente do CATI André Lopes.
O evento da Secretaria de Segurança Pública contou com representantes da sociedade casimirense, além de diretores de escolas, empresários e lideranças comunitárias. “Neste primeiro evento, convidamos os guardas municipais e pessoas da comunidade para que possam refletir o mais amplo conceito de segurança urbana” informou o secretário Luiz Shinkado.
Na palestra de prevenção contra a violência urbana, o CATI abordou sobre diagnóstico e níveis de segurança; prevenção em casa de família; empregados e prestadores de serviço; casas e condomínios; prevenção nos trajetos a pé e motorizados; pontos críticos; procedimentos em locais públicos como hotéis, restaurantes, feiras livres, comércios em geral.
Em abril, o prefeito Antonio Marcos convocou Audiência Pública que contou com participação da comunidade e de autoridades. Na ocasião, eles debateram questões de combate à criminalidade no município de Casimiro de Abreu. “Considero que iniciativas em favor da população são válidas. Buscamos parcerias com o Governo Estadual e também com a Polícia Militar. A responsabilidade individual e a cooperação da sociedade também são relevantes quanto ao tema”, concluiu.