quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura de Casimiro de Abreu realiza campanha antitabagista na Praça Santa Ely


A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta quinta-feira, dia 31, o Programa Municipal do Tabagismo. O evento acontece das 8h às 13h, na praça do bairro Santa Ely. Os integrantes dos programas “Educação e Saúde” e “Coordenação de Antitabagismo” farão um mutirão contra o fumo, distribuindo panfletos e respondendo à população sobre os perigos do tabaco e informações sobre as atividades dos setores.
Segundo a subsecretária de Saúde, Magna Rosa, o Programa Municipal do Tabagismo consta de 12 encontros mensais, além de atendimento com procedimento médico. “No próximo sábado, dia 2 de junho, será realizado o nosso primeiro encontro com estas finalidades antifumo. Vai ser a partir das 8h, na Escola Estadual Mataruna”, explicou.
Os interessados em deixar de fumar devem procurar a Policlínica Manoel Marcos Monteiro, 2º andar, das 9h às 16h, de segunda à quinta-feira. “Atualmente, há um grupo de 65 fumantes que se inscreveu. Neste primeiro grupo, poderemos chegar ao limite máximo de 75 usuários inscritos”, completou o coordenador do programa, Alexandre Menezes.
O programa da Secretaria de Saúde contra o tabagismo disponibiliza aos usuários inscritos vários procedimentos. O primeiro é o atendimento de avaliação. Depois de constatado o problema ou a severidade do caso, o usuário é encaminhado para as especialidades profissionais como: médico clínico, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e enfermeiro.
Está previsto também o atendimento em grupo ou individual. O programa ainda disponibiliza insumos como adesivo, pastilha, goma de mascar e medicamento. O tratamento tem duração de três meses, e o usuário dispõe de acompanhamento durante um ano. Neste dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. O tema deste ano é: “Fumar faz mal a você, faz mal ao planeta”.
— Este programa pretende se estender um pouco mais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Queremos realizar palestras de promoção e prevenção nas escolas, para crianças e adolescentes — concluiu a subsecretária de Saúde Magna Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário