O prefeito de Casimiro de Abreu Antonio Marcos participou do lançamento do projeto ‘Promotores da Vida’, uma parceria entre o Instituto Vital Brazil e a Petrobras, para qualificar mão de obra com cursos de capacitação. O evento ocorreu na quarta-feira (30), na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. Participaram o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, que também preside o Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense (Conleste), a secretária municipal de Trabalho e Renda Alessandra Teófilo, e a coordenadora administrativa do projeto Aline de Sá.
O projeto abrirá 64 vagas para o município de Casimiro de Abreu. Os cursos totalmente gratuitos serão ministrados em Tanguá. A Prefeitura de Casimiro de Abreu disponibilizará transporte gratuito para os alunos. Além da qualificação de auxiliar técnico em biotério e laboratório, há opções para auxiliar técnico de controle de vetores e pragas urbanas, auxiliar técnico de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes, e monitor ambiental em saúde.
— Fico feliz em saber do interesse dos jovens pelos cursos na busca pela qualificação e ingresso no mercado de trabalho. Precisamos estar preparados para as oportunidades que irão surgir com a vinda do Complexo Petroquímico. Quero que a nossa juventude agarre esta chance que está surgindo em nossa região. Caso contrário, ficará em segundo plano. Quando você dá oportunidade aos jovens, a capacidade de aprendizagem é enorme — disse o prefeito Antonio Marcos.
Por serem cursos de qualificação, 60% das aulas serão práticas, com aulas diárias e duração de até três meses cada. Ao final do curso, 20% dos alunos que se destacarem, receberão uma bolsa-auxílio da Petrobras para fazer estágio. A seleção será feita por uma assistente social que analisa a vulnerabilidade social de cada inscrito, em Casimiro de Abreu. As aulas terão início no dia 18 de junho. As inscrições se encerram sexta-feira (dia 1º junho) e podem participar pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental.
Para se inscrever, é preciso estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada, além de possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. “Quero ver esta juventude qualificada e inserida neste processo. A capacitação é um ponto muito importante neste projeto”, frisou Carlos Pereira.
Mais informações podem ser obtidas no site www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida ou pelo telefone 0800 022 1036 (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário