O treinamento com o CATI (Centro Avançado de Imobilização Tática) do Rio de Janeiro aconteceu no dia 29, no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. A Prefeitura de Casimiro de Abreu convidou guardas municipais e pessoas da comunidade para assistirem as palestras. “Este foi um novo contato para estudarmos a ampliação da segurança”, disse o secretário Luiz Fernando Shinkado.
O CATI SWAT-RJ presta serviços à Polícia Federal, à Polícia do Senado Federal, e mantém intercâmbio internacional com polícias da Europa e dos Estados Unidos. A proposta é capacitar a Guarda Municipal e conscientizar a população sobre os mais amplos conceitos de segurança. “Casimiro de Abreu está num caminho interessante que prioriza a capacitação, o que é muito bom”, disse o gerente do CATI André Lopes.
O evento da Secretaria de Segurança Pública contou com representantes da sociedade casimirense, além de diretores de escolas, empresários e lideranças comunitárias. “Neste primeiro evento, convidamos os guardas municipais e pessoas da comunidade para que possam refletir o mais amplo conceito de segurança urbana” informou o secretário Luiz Shinkado.
Na palestra de prevenção contra a violência urbana, o CATI abordou sobre diagnóstico e níveis de segurança; prevenção em casa de família; empregados e prestadores de serviço; casas e condomínios; prevenção nos trajetos a pé e motorizados; pontos críticos; procedimentos em locais públicos como hotéis, restaurantes, feiras livres, comércios em geral.
Em abril, o prefeito Antonio Marcos convocou Audiência Pública que contou com participação da comunidade e de autoridades. Na ocasião, eles debateram questões de combate à criminalidade no município de Casimiro de Abreu. “Considero que iniciativas em favor da população são válidas. Buscamos parcerias com o Governo Estadual e também com a Polícia Militar. A responsabilidade individual e a cooperação da sociedade também são relevantes quanto ao tema”, concluiu. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário