A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca disponibiliza para a toda a população de Casimiro de Abreu, um serviço de paisagismo urbano que trata de cortes e podas de árvores, realizados por profissionais especializados. Informações sobre solicitação do atendimento comunitário podem ser feitas pelo telefone 2778-1619, na sede da Secretaria e também na Administração Distrital de Barra de São João.
Segundo o subsecretário Samuel Barreto, em média são feitos 30 cortes de árvores por mês. Quanto à poda de árvores, são realizadas cerca de 50 ações semanais. Antes de serem concretizados os dois serviços, é necessária a visita de técnicos ambientalistas que verificam a condição de cada árvore. A análise dos exemplares para corte ou poda é feita por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
— São muitas as solicitações. Há procedimentos que podem levar um número maior de dias para ser realizado. O motivo é que a única atua em todo o município. Antes de qualquer medida, é preciso que o local seja visitado para saber as reais condições das árvores e qual é o dano que estas possam estar causando nas vias públicas, e se há risco de segurança para a população, entre moradores ou vizinhos de ruas e bairros — explicou Samuel.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, os pedidos de cortes e podas de árvores devem ser protocolados. O solicitante deve ter um documento de identidade e um comprovante de residência. Após a solicitação, o serviço deverá ser executado em até 30 dias. “Os casos considerados graves ou urgentes têm prioridade de atendimento”, destacou Samuel Barreto.
Em todas as solicitações de cortes e podas de árvores, o governo municipal prioriza as orientações da legislação ambiental. Nas obras realizadas pela Prefeitura, o procedimento é o mesmo. Um exemplo é a atual reforma da Praça Feliciano Sodré, que contará com avaliação criteriosa para a provável retirada das árvores que apresentarem doença ou que estiverem condenadas por razão específica apontada em laudo técnico.
A Secretaria de Agricultura também realiza replantio de árvores. O trabalho é feito em parceria com a Fundação Municipal Casimiro de Abreu e com A Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Apenas nas áreas urbanas, foram realizados cerca de três mil replantios. “Em pouco mais de três anos, compensamos a retirada de árvores com o plantio de novas espécies nos locais onde se fez necessária a eliminação de árvores condenadas. É um compromisso em manter o equilíbrio ambiental e a população segura”, concluiu o secretário de Agricultura Ubirajara Pina. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário