segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Devore sorvetes sem entrar numa fria

Dicas para armazenar e comprar sorvetes, e receitas que levam ou acompanham os gelados
Se o sorvete estiver rígido demais, apenas tire-o do congelador. Nunca leve ao micro-ondas
O doce mais consumido no verão tem mil e uma maneiras de ser devorado: no copinho, na casquinha, com caldas, castanhas, no meio de bolos e tortas. Refrescante, é companhia ideal para outras receitas. Petit gâteau, crepes e até os bolos comuns ficam muito mais gostosos com uma cremosa bola de sorvete. Confira dicas de consumo e receitas com os gelados e escape para sempre de qualquer fria.
À base de leite ou de água (estes chamados sorbets), todos os sabores devem ser armazenados a uma temperatura de 15º graus negativos para que a receita original permaneça intacta. Se o sorvete estiver muito duro, deixe-o por fora da geladeira até obter o ponto desejado. Nunca, jamais, aqueça-o no micro-ondas. Ao invés de amolecer, o forno derrete o sorvete. Quando recongelado, ele formará cristais de gelo e perderá a cremosidade.
Na hora de comprar, atenção ao rótulo: confira o prazo de validade e o telefone serviço de atendimento ao cliente. Sorvetes caseiros nem sempre são produzidos em condições higiênicas adequadas. Assim, desconfie de produtos que não fornecem informações do fabricante. Além disso, os que estiverem muito amolecidos e em potes úmidos demais devem ser rejeitados: o gelado precisa de congelamento constante.

Confira a seguir receitas de doces com sorvete e outras que são casamento perfeito com os gelados.
Você sabia quê...
- Existem muitas versões sobre o surgimento do sorvete? A mais aceita diz que ele teria surgido na China, há 3 mil anos, a partir de misturas de frutas e flocos de neve.
- O doce chegou ao Brasil bem mais tarde: em 1834, quando dois comerciantes compraram cerca de 200 toneladas de gelo de um navio americano para fabricar sorvetes com frutas brasileiras, no Rio de Janeiro*?
Ingredientes

300 g de doce de leite
300 ml de creme de leite
250 g de sorvete de creme
50 ml de água
1 caixa pequena de morangos
150 g de açúcar
100 g de geleia de framboesa
80 g de bolacha negresco
50 g de manteiga
30 g de paçoca
Modo de Preparo
Para a base de negresco
Triture o negresco em um processador, acrescente manteiga derretida até obter uma mistura consistente. Espalhe a massa em uma forma uniformemente e coloque aros de alumínio redondos e pequenos para manter o formato redondo da mesma. Leve ao forno previamente aquecido a 180° por 5 minutos. Deixe esfriar e reserve.
Para a calda de frutas vermelhas
Corte o morango em cubos e leve ao fogo com o açúcar e a água. Ao ferver, retire do fogo e bata no liquidificador com a geleia. Coe e reserve.
Para a farofa de amendoim
Desmanche a paçoca com as mãos, formando uma farofa.
Para o gelado
Bata o creme de leite na batedeira a ponto de chantili. Reserve. Bata o doce de leite e o sorvete até obter uma mistura homogênea. Acrescente o chantilly reservado e continue batendo por, aproximadamente, cinco minutos. Coloque a mistura nos aros com a base e deixe no freezer por 40 minutos.
Para a montagem
Sirva com calda de frutas vermelhas no prato e farofa de amendoim em cima da sobremesa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário