sábado, 21 de setembro de 2013

Alunos do IFF participam de aula de piscicultura na Fundação Municipal Casimiro de Abreu


A Fundação Municipal Casimiro de Abreu recebeu, na manha da última quarta feira (18), um grupo de estudantes do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF). São alunos do curso de Técnico do Pronatec em Aquicultura Continental, realizado em parceria com o IFF e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de reprodução induzida da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e os tanques para criação de peixes.
O professor e engenheiro de pesca Félix Valentim ressaltou que Casimiro de Abreu é referência quando se fala em piscicultura de interior. “Nosso curso trabalha a piscicultura de água doce, mitilicultura, carcinicultura e a piscicultura de água salgada. Esta é a oportunidade dos alunos verem na prática como é o manejo realizado em uma estação de piscicultura”, explicou.
Os alunos foram recebidos pela bióloga Yeny Gallardo. Ela mostrou os equipamentos utilizados e a estrutura do laboratório, além dos tanques que são utilizados para a criação de peixes. Eles aprenderam, por exemplo, as técnicas corretas de alimentação e como se realiza o manejo da qualidade da água utilizando equipamentos como medidores de oxigênio. A Fundação Municipal conta com 16 tanques, sendo uma deles utilizado com filtro para o tratamento de efluentes.
Os estudantes acompanharam as explicações do biólogo e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, Maurício Porto, que falou sobre a legislação específica para o exercício da atividade de aquicultura, ressaltando quanto a necessidade do licenciamento ambiental para a atividade.
De acordo com Maurício, a Secretaria de Meio Ambiente, que está apta a realizar o licenciamento ambiental de atividades de baixo impacto, está enquadrando os empreendimentos aquícolas instalados no município com o objetivo de auxiliar na sua regularização ambiental. O município conta com aproximadamente 35 produtores rurais que desenvolvem atividades de piscicultura com uma área alagada de cerca de 150 mil metros quadrados.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário