sábado, 21 de setembro de 2013

Alunos realizam limpeza do Praião de Barra de São João


Ação no distrito de Casimiro de Abreu marcou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
 
Cerca de 200 alunos das redes municipal, estadual e particular de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, participaram na manhã desta sexta-feira (20) do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A ação aconteceu no Praião, Prainha e no manguezal do rio São João.
O ponto de encontro foi na subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde os alunos foram recepcionados com um lanche e receberam o kit com luvas, sacolas plásticas e uma prancheta para identificar o volume e o tipo de lixo recolhido. “Esses números vão para o banco de dados mundial do Dia da Limpeza. A Secretaria de Meio Ambiente realiza esta ação que acontece todos os anos e visa conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza”, ressaltou o diretor do departamento de educação ambiental, Luizmar Mozer.
Antes de participarem do mutirão, os alunos fizeram um alongamento com o professor de educação física e subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Leandro Ramos. Em seguida, se dividiram em grupos para recolher o lixo acumulado em vários pontos da cidade. Foram coletados os mais variados resíduos como tampas de garrafa, latinhas de alumínio, guimbas de cigarro, embalagens de picolé, canudo, caixas de papelão, entre outros.
Aluno do 8º ano, Augusto Fernandes ficou impressionado com tanto lixo e deu uma lição para as pessoas que insistem em jogar seus resíduos em locais errados. “Essa limpeza serve para dar o exemplo e mostrar para as pessoas que é preciso preservar nossas praias”, falou.
O estudante Alessandro Machado deu o bom exemplo e ressaltou que todas as vezes que vai a praia, sua mãe leva uma sacola plástica para jogar o lixo fora de forma adequada. “A gente tem que preservar, ainda mais o Praião, que é um dos lugares mais bonitos de Barra de São João”, falou.
O vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, também se juntou aos alunos para recolher o lixo na restinga do Praião. “Preservar o meio ambiente é preservar a saúde e a vida. Essa ação mostra o cuidado que temos com nossa cidade e com cada cidadão que pode usufruir deste ambiente maravilhoso”, falou.
Uma ambulância da Secretaria de Saúde e agentes da Guarda Municipal acompanharam todo o evento, que contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário