quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cursos técnicos vão beneficiar cerca de 150 pessoas em Casimiro de Abreu


Foi realizada na última segunda-feira (23), no Ciep 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, em Casimiro de Abreu, a aula inaugural do projeto de qualificação profissional do Pronatec, que visa agregar conhecimento técnico aos alunos inscritos e gerar mais oportunidade de emprego e renda para a população de baixa renda.
E a primeira vez que o programa do Ministério da Educação chega a Casimiro de Abreu e vai atingir cerca de 150 pessoas, das mais diferentes idades. Os cursos terão cerca de 220 horas de duração (aproximadamente três meses) e serão ministrados de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, no Ciep José Bicudo Jardim, localizado no centro da cidade.
O Pronatec é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação, e faz parte do projeto social “Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Todos os participantes do curso receberão uma bolsa de alimentação e auxílio transporte. Cerca de 20 profissionais da área de educação estarão envolvidos no projeto, que terão os seguintes cursos: técnico de meio ambiente, montador e reparador de computador, auxiliar de secretaria escolar, cuidador infantil e operador de computador. As primeiras aulas serão do curso de operador de computador e cuidador infantil. Os demais cursos ainda terão a data definida. O curso de técnico de meio ambiente terá 960 horas de duração.
De acordo com a secretária de Educação, Sônia Coelho, o Pronatec é uma maneira de qualificar a população, principalmente a de baixa renda, visando ingressá-la no mercado de trabalho. “Hoje a competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais exigente. E preciso ter qualificação profissional para ingressá-la. Desde o início do governo, o prefeito Antônio Marcos tem demonstrado interesse em fortalecer cada vez mais a capacitação profissional no município, notadamente os jovens, o que acaba facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho, e, consequentemente, tendo uma melhor qualidade de vida para ele e sua família”, disse.
O diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Paulo Nogueira, afirmou que o Pronatec em Casimiro de Abreu é o primeiro passo para a futura implantação de uma escola técnica. Também estiveram presentes na solenidade de abertura o vice-prefeito Zedequias da Costa e o subsecretário de Assistência Social Bruno Valente. 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário