quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Casimiro de Abreu sedia Encontro Regional de Defesa Civil


O município de Casimiro de Abreu sediou nesta quarta-feira (11) o primeiro Encontro Regional das Coordenadorias de Defesa Civil – Comdecs. O principal objetivo do evento foi de discutir as ações e soluções que envolvem os graves problemas de defesa civil da região durante o período chuvoso, além de possibilitar a implantação de projetos emergenciais através de recursos do Ministério da Integração, órgão do governo federal.
Entre os assuntos abordados estão a nova formatação comportamental da defesa civil, a decretação do estado de emergência e calamidade pública, a interação e o conhecimento das medidas adotadas por municípios da região e a implementação do cartão de defesa civil.
Mesmo que o município de Casimiro de Abreu não tenha grandes problemas de defesa civil, prefeito Antônio Marcos destacou a importância do evento para tomar conhecimentos sobre o assunto. “Cada encontro dessa natureza nos permite tomar conhecimento das condutas a serem adotadas nas horas criticas em período chuvosos”, contou.
Na oportunidade, a Major Kelem Nunes Salles, da Defesa Civil do Rio de Janeiro, detalhou os principais pontos da Lei 12.608, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e que trata de temas como a assistência às vitimas de enchentes e alagamentos, monitoramento e prevenção de desastres e a reconstrução da áreas atingidas por calamidade. “É fundamental a troca de informações dos municípios da Comdecs sobre as ações especificas praticadas por cada um no setor, pois possibilita a reciclagem de conduta dos órgãos da defesa civil”.
Recepcionados pelo Antônio Marcos estiveram presentes os coordenadores regionais Tenente Coronel Judson Villaim (região litorânea), Tenente Coronel Alexandre Pitanluga e Remo Noronha (região serrana), Major Fabio Santos (Comandante dos Bombeiros em Casimiro de Abreu), Major Robson Luiz (Superintendente Regional do Corpo de Bombeiros), o Subsecretário Municipal de Defesa Civil, Coronel Ari Frazão, o Coordenador de Defesa Civil de Casimiro de Abreu, Cezar Magalhães e o Coronel Bombeiro Pontes, Diretor Geral de Defesa Civil Estadual.
Publicado em 11/12/2013
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário