quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ex-prefeito usuário de crack volta a causar polêmica em Toronto. Pan é o alvo

Político que comandou a cidade de 2010 a 2014 faz crítica ao esquema especial de trânsito montado para o evento

Em 2014, Rob Ford deu uma volta pela pista de Toronto antes de prova da F-Indy
Robert Laberge/Getty Images
Em 2014, Rob Ford deu uma volta pela pista de Toronto antes de prova da F-Indy

O político canadense Rob Ford ganhou as manchetes do mundo inteiro em 2013 depois que uma investigação da polícia de Toronto revelou que ele era usuário de crack e de outras substâncias ilegais. O ex-prefeito da cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos agora voltou a causar polêmica ao admitir publicamente que está burlando as regras especiais de trânsito elaboradas especificamente para o período de realização do evento.
Os corredores podem ser usados por veículos oficiais ou por carros que estejam carregando um mínimo de três passageiros. No nome original, as faixas são designadas aos HOV (a sigla em inglês para veículos de alta ocupação) e vêm causando revolta nos motoristas locais, causando uma piora no trânsito de Toronto já estressante.Hoje conselheiro da metrópole norte-americana, Ford afirmou que vem usando os corredores especiais criados para facilitar o deslocamento de atletas, jornalistas, membros da organização e do público em geral. “Estes corredores são um desastre completo. Vejo as pessoas os utilizando e basicamente dizendo aos outros: ‘Alcancem-me se puderem’. Eles são uma encheção”, afirmou o canadense, que foi prefeito de Toronto entre 2010 e 2014, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.
Depois de ser internado em setembro de 2014, para se constatar um tumor abdominal, Ford optou por não disputar a reeleição municipal, optando por concorrer a um cargo no conselho da cidade. Ele e o atual prefeito, John Torry, não têm tanta afinidade.
Durante o Fórum Global de Toronto, um encontro internacional para discutir economia, aberto nesta quarta-feira na cidade, Torry se referiu ao seu antecessor com ironias, provocando risos entre centenas de empresários norte e latino-americanos. Afirmou que, no passado, a metrópole vivia dias “tempestuosos” e que agora estariam na bonança. No que depender de Ford, não será bem assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário