segunda-feira, 20 de julho de 2015

Os benefícios e propriedades do delicioso cajá

Para quem não conhece o cajá é uma fruta originalmente da América Central e é encontrada em grande quantidade nas regiões Norte e Nordeste, mais precisamente na região sul da Bahia. Conhecido por ser uma fruta exótica e nutritiva o cajá mede por volta de 7 a 10 cm, tem uma forma cilíndrica, oval e pesa no máximo 100 gramas.  Sua árvore chega a atingir 20 metros de altura, por ser muito alta dificulta na hora da colheita, então é necessário esperar que os frutos maduros caiam da árvore. Ao cair da árvore muitos frutos são danificados e perdem o líquido, entrando em processo de fermentação, sendo assim a colheita do fruto acontece duas vezes ao dia, evitando desperdícios e ataques de formigas, insetos e roedores à fruta.
Cajá
Foto: Reprodução

Os Nutrientes do cajá

É rico em sais minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. O Cálcio fortalece os ossos evitando a osteoporose, o fósforo é fundamental na estrutura óssea e atua na contração muscular, e o ferro aumenta as energias do corpo e fortifica as defesas do organismo. É uma excelente fonte de vitaminas A, B e C. É mais conhecido por ser fonte de vitamina C que é antioxidante e combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento do câncer. Apresenta Fibras que aumentam a sensação de saciedade e tem pouca caloria, é incluso na maioriadas dietas para emagrecimento. 


As formas de consumo da fruta

Por ser uma fruta ácida, normalmente não é consumido ao natural. Existem diversas maneiras de se consumir o cajá. Ele pode ser consumido como suco, sorvete, geleias, vinhos, licores, refrescos, polpas e também como caipirinha, a mais apreciada pelas pessoas que consomem a fruta.

Os benefícios do cajá

Por ser uma fruta rica em tantos nutrientes, fibras, vitaminas e sais minerais, o cajá acaba sendo uma fruta benéfica em vários aspectos.
Ele ajuda no funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre, aumenta o sistema imunológico, assim seus benefícios vão além de deixar o organismo mais resistente contra bactérias e vírus. Previne a osteoporose, a constipação, resfriados e gripes, e previne também a fadiga.
Ele atua também na proteção da pele e mucosa, diminui o cansaço físico, é importante na função da retina e é muito eficaz contra infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário