A sobremesa que sugiro é uma feliz combinação de crepes rendados, peras, sorvete e calda de chocolate. Ela me faz lembrar a grande invenção do chef August Escoffier, as peras à belle Helene (o mesmo prato, sem os crepes), que eu sempre pedia para minha avó fazer.
Ela usava pera enlatada e você pode fazer o mesmo. A fruta fresca cozida em calda de limão e baunilha ganha um sabor maravilhoso, mas a versão em lata certamente não vai fazer feio. O único cuidado é de comprar a pera no próprio suco e não com xarope.
Os crepes podem ser preparados com antecedência e reaquecidos no microondas ou no forno baixinho. Pode até comprá-los prontos, mas os caseiros são, quase sempre, muito mais gostosos e de melhor qualidade.
A calda de chocolate é facílima de fazer e pode ficar cozinhando no fogo enquanto a sopa é servida. Se você tiver um Poire William em casa, ou algum outro licor de pera, não deixe de acrescentá-lo à calda. Mas isso não é essencial.
Tradicionalmente, as peras à belle Helene são polvilhadas com violetas cristalizadas, na hora de servir -- um visual lindo sobre a calda escura e aveludada do chocolate. Mas, se não tiver em casa, elas são dispensáveis.
Crepes de pera com calda de chocolate
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
Para as peras:
1 xícara (chá) de açúcar
1 fava de baunilha, cortada no sentido do comprimento
2 tiras de casca de limão, de aproximadamente 5 centímetros por 1 centímetro
3 peras grandes descascadas, cortadas ao meio no sentido do comprimento e com o miolo removido
Para os crepes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/3 xícaras (chá) de leite
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
Para a calda de chocolate:
220 g de chocolate amargo ou meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de café preparado forte
1 colher (chá) de café instantâneo dissolvido em ½ xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de creme de leite sem o soro
1 colher (sopa) de licor Poire William (opcional)
6 conchas de sorvete de creme de boa qualidade
Violetas cristalizadas (opcional)
Modo de preparo
Para as peras:
Em uma panela grande, misture 1 xícara de açúcar, a fava de baunilha, a casca de limão e 3 xícaras de água. Leve ao fogo brando e mexa até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione as peras cortadas ao meio e deixe cozinhar até que fiquem macias, mas sem perderem o formato, por aproximadamente 30 minutos. Transfira as peras para uma tigela e reserve (O talo de baunilha pode ser lavado, enxugado e colocado em um pote de açúcar para aromatizar).
Enquanto as peras cozinham, prepare os crepes: Aqueça o forno à temperatura de 93o.C. Junte a farinha de trigo, o leite e o ovo até formar uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela e despeje a manteiga derretida. Coloque uma frigideira antiaderente para crepes em fogo de médio a baixo.
Despeje ¼ xícara (chá) rasa de massa no centro da frigideira; levante e gire um pouco a frigideira para que a massa se espalhe de forma regular. Leve a frigideira de volta ao fogo e deixe até o crepe começar a dourar, aproximadamente 1 minuto. Vire o crepe e deixe dourar entre 30 e 60 segundos do outro lado. Transfira para uma assadeira forrada de papel vegetal e leve ao forno para manter os crepes aquecidos (Você pode também deixar os crepes esfriar e reaquecê-los mais tarde). Continue o processo com o restante da massa, fazendo pelo menos 6 crepes.
Prepare a calda de chocolate:
Em uma panela pequena, junte o chocolate, o café e ½ xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo brando, mexendo ocasionalmente, até o chocolate derreter. Adicione o creme de leite e deixe cozinhar até adquirir consistência macia. Adicione o licor (opcional). Despeje a calda em uma jarro, mantendo-a morna.
Para servir, corte as metades de peras em fatias finas. Disponha os crepes em uma superfície de trabalho limpa, cubra a metade de cada crepe com as peras fatiadas. Dobre os crepes, formando seis semicírculos. Use uma espátula para transferir os crepes para pratos individuais ou uma travessa grande. Coloque uma bola de sorvete ao lado de cada semicírculo. Dobre mais uma vez. Despeje a calda de chocolate sobre os crepes e salpique com as violetas cristalizadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário