terça-feira, 24 de maio de 2011

Agenda da Noiva

Quanto tempo falta para seu casamento?
É hoje O que fazer 1 ano antes
Defina o tipo de cerimônia e recepção que você gostaria de dar -- ela será de dia ou à noite? Na cidade, no campo ou na praia? Com ou sem festa? Para muitos ou poucos convidados? Você sonha em se casar no frio ou no calor?
• Escolha a data do casamento. A época do ano deve ser considerada. "Setembro, outubro, abril e maio são os meses mais concorridos, o que significa que é mais caro se casar neste período”, ensina a consultora Márcia Possik. Atenção também ao clima: se optar por um casamento ao ar livre, por exemplo, evite os meses com grande probabilidade de chuvas, como janeiro e dezembro.
• Calcule seu orçamento, levando em conta a renda de vocês e a possível ajuda de terceiros, como seus pais. Estabeleçam uma meta de poupança mensal para chegar ao valor desejado.
• Já sabe onde vai morar? Se ainda não, é hora de definir se o casal vai alugar ou comprar um imóvel. Já tem casa? Se quiser pensar em mudar a cor ou fazer aquela reforma, esta é a hora.
• Se for contratar uma assessoria de casamento, este é o momento

Bolo de casamento sem erro
Decoração, recheio, tamanho: saiba o que levar em conta na hora de encomendar uma das estrelas da festa e inspire-se com  modelos:











O bolo de casamento é quase tão importante quanto o vestido. Por isso, a doceira Silvia Chuairi, da Mariza Doces, propõe um exercício de imaginação às mulheres que estão a caminho do altar. “Sempre peço para as noivas fecharem os olhos, pois se elas têm um bolo em mente, ele se materializará – assim como o casamento dos seus sonhos”, conta.
Não erre na quantidade de bolo, doces e bem-casados
Mas, para isso acontecer, a noiva deve prestar atenção a alguns segredinhos. A chef pâtissier Carole Crema, da La Vie en Douce, sugere procurar uma foto de referência como ponto de partida da construção do bolo. “A partir daí, personalize de acordo com a sua festa”, diz ela.
As especialistas garantem que menos é mais, portanto, não invente demais, nem tente inserir um bolo moderno em uma ambientação clássica e vice-versa. “Tem que tomar o maior cuidado com a mistura de cores e os elementos da decoração”, completa Carole.
A quantidade ideal
Nem todos os convidados comem o bolo, a não ser que você seja do interior, onde ninguém vai embora sem provar um pedaço – dizem que dá sorte. Segundo Silvia, calcular o doce para apenas cerca de 30% dos convidados é suficiente. Carole sugere 40 gramas por convidado, para não ter risco de faltar.
“Leve em consideração se haverá sobremesa e docinhos. Quanto maior o número deles, menos bolo deve ser encomendado. E se a festa for à noite, ele pode ser menor do que o da comemoração ao meio-dia, quando mais pessoas o comerão”, acrescenta Paula Gradícola, cake designer.
Alto ou baixo? Depende da altura dos noivos. Da The King Cake
O tamanho
Para ficar bonito e harmonioso na foto, as dimensões do bolo também devem ser levadas em consideração. “O tamanho precisa ser proporcional à altura dos noivos. Casal muito alto requer um bolo de 4 ou 5 andares, para que ele não desapareça. Já os baixinhos precisam de modelos com menos pisos”, explica Carole. Pense também no local onde ele vai ficar. Se for a mesa de doces, o bolo pode ser médio. Mas se será exibido em uma mesa na pista de dança, precisa ser mais chamativo e, consequentemente, maior.
Recheios
Esqueça frutas frescas. Elas não entram em recheios nem em coberturas de bolos de casamento, pois não podem ser conservadas, independentemente da estação do ano na qual a sua festa acontecerá.
Creme de baunilha, nozes, bem casado, coco e ganache de chocolate são os recheios tradicionais, principalmente porque costumam agradar ao paladar da maioria dos convidados. “O melhor bolo é aquele de sabor clássico e suave”, aponta Carole, que acha elegante servir a fatia com uma bola de sorvete, transformando-a em uma sobremesa.
Cores e formas ousadas combinam com festas do mesmo estilo. Da Fleur de Sucre
Aparência
As três boleiras concordam: o bolo clássico tem mais de um andar, cobertura de pasta americana branca ou off-white, decorado com guirlandas de flores, tudo delicado, com os tradicionais noivinhos de porcelana no topo. Mas há opções para todos os gostos.
“O que está na moda é o bolo de três andares, floral, com uma faixa de minúsculas bolinhas 3D”, escolhe Silvia. Laços e drapeados também caíram nas graças da “moda bolo”. “Os cupcakes também são uma febre, mas não combinam com todo tipo de festa de casamento”, diz Carole.
De volta ao começo, o bolo de casamento é, definitivamente, como o vestido da noiva. Precisa ser bonito, caber no bolso, realizar um sonho e respeitar o estilo do casal e da festa, além de agradar o maior número possível de convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário