segunda-feira, 2 de maio de 2011

Simples e sofisticado


Preparações demoradas não são necessariamente difíceis. Confira duas receitas que exigem dedicação, mas nenhuma técnica
Muita gente diz que uma receita é difícil quando, na verdade, ela apenas toma tempo. Qualquer prato que inclua várias etapas no preparo pode realmente intimidar. Mas uma vez que o processo é divido em partes, geralmente podemos perceber como é fácil executar cada passo. Na culinária, assim como na vida, às vezes é mais fácil simplesmente mergulhar em um projeto do que passar horas de aflição por causa dele.
Os pratos que sugiro são bastante simples, mas o preparo deles requer algum tempo e dedicação – apesar de habilidade e técnica serem completamente dispensáveis. Para mim, esse cardápio – uma saborosa sopa de cogumelos ao vinho, seguida de crepes recheados com pera e sorvete de creme, com calda quente de chocolate – é um misto de elegância e aconchego. Tipo de refeição que encontraríamos em um restaurante no interior da França, almoço perfeito para você preparar em um sábado preguiçoso para os amigos.
Essas receitas mostram a pura alquimia culinária. Incrementados por vinho e chocolate -- e, claro, carinho e cuidado --, ingredientes modestos se transformam em uma elegante refeição.
Sopa fresca de cogumelos
A sopa de cogumelos foi um prato tão desvalorizado por sua versão enlatada que apreciar a receita autêntica é um alívio animador. Aqui, os cogumelos porcini secos impregnam o caldo com sabor tão intenso que até lembra carne. As batatas cozidas em vinho branco elevam o satus do que poderia ser um simples acompanhamento.
Mesmo uma pequena quantidade de porcini secos adicionados à sopa faz grande diferença. Com exceção do portobello, a maioria dos cogumelos frescos é meio sem graça, e se você usar uma grande quantidade do ingrediente a sopa fica turva e nada atraente.
Embora a receita peça variedade específicas de cogumelos, você pode usar qualquer tipo que encontrar no mercado. Se não tiver portobello, relaxe. Até os tipos comuns ganham um pouco de profundidade e relevância quando cozidos junto com os porcini secos.
Em relação ao vinho, já não sou tão permissiva. Você não pode colocar na sopa algo que não tomaria à mesa. Essa, aliás, é uma regra culinária que deve sempre ser obedecida. Nessa receita ainda mais porque a bebida aparece bem e qualquer sabor muito acre ou avinagrado vai transformar todo o trabalho de cortar os cogumelos e descascar as batatas em perda de tempo.
Caso queira, a sopa pode ser preparada com antecedência. Basta adicionar a dose final de vinho e as últimas xícaras de leite ao reaquecê-la. Se a sobremesa será servida logo em seguida, não é necessário nenhum acompanhamento para a sopa além de um maravilhoso pão -- ou melhor, de bastante pão!
Sopa de cogumelos ao vinho
Tempo de Preparo: 1 hora

Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de cogumelos porcini secos
500 g de batatas para assar, descascadas e cortadas em pedaços de 3 centímetros
2 xícaras (chá) de vinho branco de qualidade
1 folha de louro
1 colher (sopa) de sal kosher ou 1 1/2 colheres de chá de sal comum
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1 dente de alho grande moído
230 g de cogumelos portobello picados
230 g de cogumelos cremini bem picados
115 g de cogumelos comuns bem picados
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de folhas secas de tomilho
2 xícaras (chá) de creme de leite sem o soro
Salsinha bem picadinha, para decorar
Modo de preparo
Coloque os cogumelos porcini secos em um copo medidor, preenchendo o mesmo com água quente. Reserve. Em uma panela grande, junte as batatas, 1 ¾ xícara de vinho, a folha de louro e o sal. Coloque em fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo, cubra a panela e deixe cozinhar lentamente, por aproximadamente 25 minutos, até as batatas ficarem macias.
Enquanto isso, ponha uma panela grande e funda em fogo médio, adicione o óleo. Quando aquecer, adicione a cebola e deixe fritar até ficar macia, por aproximadamente 5 minutos. Coloque o alho e mexa por 30 segundos. Escorra o porcini e reserve o líquido.
Pique o porcini e adicione à cebola. Junte os outros três tipos de cogumelos, além da manteiga e do tomilho. Mexa por aproximadamente 10 minutos, até os cogumelos começarem a soltar água. Quando as batatas estiverem macias, adicione as mesmas, juntamente com a água do cozimento, à panela de cogumelos. Adicione o liquido do porcini e 1 xícara (chá) de água. Cubra a panela e deixe cozinhar lentamente por 20 minutos.
Deixe a sopa esfriar um pouco e em seguida bata no liquidificador. Leve a sopa de volta à panela, em fogo de médio a baixo, adicione o vinho restante (1/4 de xícara) e o leite. Reaqueça até começar a sair fumaça, não deixe ferver. Sirva em tigelas individuais com um pouco de creme de leite e a salsinha polvilhada por cima.







Nenhum comentário:

Postar um comentário