quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Alunos das Escolas de Música e Dança de Barra de São João se apresentam em praça pública


Na noite da última sexta-feira (6), a Praça As Primaveras, em Barra de São João, virou palco para os alunos da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza. A Audição começou por volta das 20 horas e os alunos de todos os cursos oferecidos pela escola participaram do evento.
Dando boas-vindas aos presentes, a diretora da escola, Dila Nascimento, agradeceu a estrutura e o apoio da Prefeitura. “Os projetos que vem sendo desenvolvidos pelos professores e alunos estão maravilhosos. Estou muito feliz com o resultado. Estamos desde cedo trabalhando para fazer um belo espetáculo para vocês”, disse.
A Orquestra Popular Infantil, da professora Abigail Nascimento iniciou a maratona de apresentações. Os alunos dos professores Andrei de Oliveira, Ricardo Souza, Noemi Batista e Jorge Mortagua também fizeram vários números musicais. O Coral Adulto da Escola, regido pelo professor e maestro Frederico Aguiar, encerrou a Audição. Canções nacionais e internacionais estavam na programação. De acordo com o professor, ‘Berimbau’, o afro-samba de Baden Powell e Vinícius de Moraes, foi o primeiro a resgatar a cultura negra, até então esquecida pelo movimento da Bossa Nova.
O ponto alto da apresentação foi a canção sul-africana ‘Siahamba’. “Essa é uma canção de liberdade que os africanos costumam cantar e nela, dizem estamos caminhando na luz de Deus”, contou o professor.
O presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, lembrou os diversos projetos produzidos pela Fundação ao longo deste ano. Citou o prêmio ‘Rio Sócio Cultural’ recebido pelo Trem Cultural, a Feira Cultural, que percorreu todos os distritos do município e ainda o Epocabreu, evento de poesia que acontece em Barra de São João. Na ocasião, agradeceu o esforço dos alunos e dos professores e a confiança depositada pelos pais e responsáveis na instituição. “A principal função das nossas escolas é ampliar o olhar dos alunos para as possibilidades apresentadas pela Cultura. Não temos a intenção de formar artistas, mas, se nesse caminho aparecer algum, melhor”, sentenciou.
Para o vice-prefeito Zedequias da Costa, que esteve presente ao evento, comentou do privilégio de assistir a apresentação. “Tenho acompanhado o trabalho e a dedicação dessa equipe. Estou muito feliz com o movimento que a cultura municipal tem feito. Poucas cidades tem investido nessa área e Casimiro de Abreu está fazendo o seu papel. Somos uma cidade poética e temos o desejo de fomentar mais a Cultura”, afirmou.
No sábado (7), a Praça ‘As Primaveras’ ficou pequena para tantos pais, mães e amigos dos bailarinos da Escola de Dança Barra de São João. Com talento reconhecido dentro e fora do município, os alunos tiveram uma noite de gala, como afirmou a professora e coreógrafa Vanessa Barcellos. “Fizemos um intercâmbio de linguagens artísticas e a dança rendeu homenagem à noite mais importante da sétima arte, a premiação do Oscar”.
Com apresentação da atriz e roteirista Thaine Amaral, o espetáculo de fim de ano, intitulado ‘Luz, Câmera e Dança’, reuniu vários longas-metragens em seu programa. As animações ‘Rei Leão’ e ‘Peter Pan’ foram algumas das que arrancaram aplausos da plateia. Sucessos de Hollywood como ‘Matrix’ e ‘Chicago’ exigiram alto desempenho e dedicação dos alunos. “Estamos pensando neste espetáculo há mais de seis meses, e os ensaios tem sido exaustivos”, comentou o diretor da Escola, Janir Neves.
Emocionado, Djalma Augusto, pai da aluna Clara, de 10 anos, parabenizou a equipe da Fundação Cultural pelo evento. “É muito difícil no interior do Estado ver um espetáculo com tanta beleza. O impressionante é perceber que com pouco se fez muito. Parabéns a todos os envolvidos”.
Para Gustavo Marchiori, os espetáculos da Escola de Dança e de Música, em praça pública, já são tradição no fim de ano da Fundação Cultural e encerram as atividades do período letivo. “É a oportunidade que os munícipes têm de valorizar a ‘prata da casa’ e os alunos de mostrarem todo o talento lapidado pelos professores durante o ano”, disse, completando: “Na próxima semana teremos mais dois eventos produzidos com alunos e professores das Escolas de Música e Dança de Casimiro de Abreu e tenho certeza que serão tão bem recebidos como os de Barra de São João foram. Fico feliz porque conseguimos garantir escolas públicas, gratuitas e de qualidade”, concluiu.

Publicado em 9/12/2013
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário