quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dia Nacional do Samba é comemorado em grande estilo em Casimiro de Abreu



Antecipando as comemorações do Dia Nacional do Samba – 2 de dezembro – a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João, brindou aos amantes do estilo musical com uma roda de samba e a presença da cantora Iracema Monteiro. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, o movimento não poderia ser diferente. “O samba é um patrimônio imaterial brasileiro reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, é a nossa história e temos que celebrar”, afirmou.
Quem comandou a roda de samba no domingo chuvoso (1) foi a carioca Iracema Monteiro. Dona de uma bela voz, a sambista tem em seu repertório composições consagradas de Luiz Carlos da Vila, Cartola e Paulinho da Viola. Para ela, o espaço externo da biblioteca é muito bonito e agradável. “Além de achar esse lugar lindo, hoje, especialmente, eu me senti muito à vontade. Agradeço muito a diretora da biblioteca, Maraney Freire, ao presidente Gustavo por terem me convidado e aos músicos que estavam na roda de samba. Eles são muito gentis e conhecem de samba como poucos. Eles me acompanharam em todas as músicas sem titubear”, declarou.
Integrantes de um grande grupo do município vizinho de Cabo Frio, as amigas Maria do Carmo e Elenice Meruzzi, assíduas frequentadoras de rodas de samba na região, também aprovaram o evento. “Tirando a chuva que atrapalhou um pouco, estava tudo excelente”.
Segundo Maraney Freire, a estrutura da casa que abriga a biblioteca possibilita a realização de inúmeros eventos, atendendo a diversas faixas etárias. “Conseguimos reunir amigos e suas famílias, apesar do tempo. E todos ficaram felizes”, disse. A opinião da moradora do Rio de Janeiro, Vera Regina, que visitou o município no fim de semana não foi diferente. “Enquanto curtimos a roda de samba, meu neto pode brincar dentro da biblioteca. Se fantasiou, leu historinhas e fez amiguinhos. Todos saímos com um gostinho de quero mais”, confessou.
Já na segunda-feira (2), o palco do samba foi à Casa de Cultura, no Centro de Casimiro de Abreu. O mau tempo, que castiga a região há alguns dias, começou a melhorar pouco depois das 17 horas, exatamente o horário marcado para o início da roda de samba com Thais Macedo. Da nova geração, a sambista vem se destacando no cenário brasileiro por sua voz forte e melódica e seu jeito charmoso de cantar. “A cigarra chegou!”, exclamou Shirlene Jardim, uma das espectadoras da roda à primeira nota da cantora.
Depois de mais de duas horas de show e dois pedidos de ‘Bis’, a morena despediu-se do público casimirense e encerrou a noite com o samba de Beth Carvalho. “Vem ver! O meu povo cantar. Vem ver! O meu samba é assim. Amor! Você pode provar, mas deixe um pouquinho pra mim”.  De acordo com a diretora da Casa de Cultura, Soraia Cardoso, eventos como este resgatam a história do samba no município de Casimiro de Abreu. “Ficamos preocupados porque o Dia do Samba caía em uma segunda-feira, mas o público compareceu e pudemos fazer uma grande festa em homenagem ao samba de raiz, manifestação genuína brasileira. Isso é papel da Cultura”, enfatizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário