quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Operação ‘Limpa Rio’ chega a Casimiro de Abreu


Programa ambiental prevê o desassoreamento do rio Indaiaçu para evitar enchentes
 
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deu início às obras de dragagem para o desassoreamento e limpeza do rio Indaiaçu. A intervenção faz parte do programa estadual ‘Limpa Rio’ e visa facilitar o escoamento da água durante o período de chuvas, evitando alagamentos e enchentes em alguns bairros da cidade.
A ação será acompanhada pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente de Casimiro de Abreu. “A obra vai aumentar a profundidade do rio Indaiaçu, aumentando o fluxo e o escoamento da água”, informou o secretário de Obras, Luiz Augusto Peres.
 A medida atingirá cerca de quatro quilômetros de extensão do rio Indaiaçu, que corta todo o centro urbano de Casimiro de Abreu e recebe a contribuição dos principais rios e córregos que cortam o município. A previsão é que a dragagem seja concluída em quatro meses.
A Prefeitura também está recuperando a mata ciliar do rio Indaiaçu. Através do programa municipal ‘Indaiaçu Mais Verde’, já realizou o plantio de mais de 13 mil mudas nativas nas margens do corpo hídrico, totalizando 5,3 hectares de área recuperada.
 A mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos. Entre outras funções, ela serve como um obstáculo contra o assoreamento, ou seja, segura a terra das margens para que ela não vá para o fundo do rio e reduza o seu nível. Quando chove, a vegetação também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio e, assim, evita as enchentes. 

Publicado em 3/12/2013
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário