sábado, 15 de março de 2014

Casimiro de Abreu comemora o Dia Mundial da Água com semana de atividades sobre o tema


Laboratório móvel fará simulação de como é feito o tratamento da água antes do consumo pelos usuários

Reforçar a importância da água, o consumo consciente desse bem finito e como a preservação do meio ambiente impacta na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis. Com essa proposta, a Prefeitura de Casimiro de Abreu preparou uma programação especial para marcar o Dia Mundial da Água, dia 22, e o Dia Mundial da Floresta, dia 21.
De terça a sexta-feira, estudantes e moradores vão poder assistir palestras sobre o tema com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Associação Mico-Leão-Dourado e do Consórcio Lagos São João. O público ainda terá a oportunidade de conhecer o laboratório móvel da Funasa e entender como é feita a análise e o tratamento da água antes de chegar ao consumidor.
Na terça-feira, dia 18, as atividades acontecem no CRAS de Professor Souza. Na quarta-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal de Rio Dourado. Na quinta-feira, 20, na Biblioteca Municipal, localizada na Beira-Rio, em Barra de São João. Na sexta-feira, dia 21, na Casa de Cultura, na sede do município. O evento vai contemplar todos os distritos e acontece sempre das 9 às 16 horas.
ÁGUA x FLORESTA - Cercada por matas, serras e banhada pelo Oceano Atlântico, Casimiro de Abreu se destaca por sua exuberância natural. Com cerca de 50% de seu território coberto pela Mata Atlântica, o município é reconhecido pela abundância de seus recursos hídricos. Afinal, uma floresta em pé e bem conservada garante uma série de benefícios indispensáveis à vida e ao meio ambiente, como manutenção da biodiversidade, equilíbrio climático e a geração de recursos hídricos em maior quantidade e melhor qualidade.
Casimiro de Abreu está inserido em duas importantes bacias hidrográficas (Macaé e São João). É na serra casimirense, que estão algumas das principais nascentes que contribuem para essas bacias responsáveis pelo abastecimento das cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense, inclusive do próprio município. É do rio Macaé, por exemplo, a água que abastece Barra de São João e Rio Dourado, bem como as cidades vizinhas de Rio das Ostras e Macaé. Do São João vem a água dos moradores de Silva Jardim, Araruama e São Pedro da Aldeia.
Na sede de Casimiro de Abreu, a captação do SAAE fica no lugarejo chamado Matumbo – Córrego da Luz, uma área de vegetação bem preservada, o que garante a qualidade da água distribuída aos moradores da sede do município. "Temos a responsabilidade de cuidar dessas nascentes para garantir que este bem tão precioso e fundamental para a vida do homem se perpetue entre as gerações futuras. Por isso a importância de mostrar para as pessoas que é preciso preservar as florestas e as matas ciliares, que funcionam como um filtro, protegendo nossos rios, córregos e também a biodiversidade", ressaltou diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semmads, Luizmar Mozer.
CONSUMO CONSCIENTE - A água é essencial à vida. No entanto, seu consumo excessivo está comprometendo sua disponibilidade no planeta. Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%, seja entre a captação, o tratamento e a distribuição, ou pelo mau uso dos consumidores.
Apesar de Casimiro de Abreu ser privilegiado por seus recursos hídricos, é preciso que o consumo de água seja feito de forma consciente. "Para que a água continue sendo um bem disponível a todos, é preciso que o consumo seja feito de forma sustentável, evitando o desperdício. Para isso, técnicos do SAAE vão dar dicas de economia e mostrar que todos podem colaborar para isso", ressaltou a vice-presidente do SAAE, Laila Pedro Manhães.

Publicado em 13/3/2014
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário