sábado, 15 de março de 2014

Prefeitura inaugura Estação de Tratamento de Esgoto


Evento está marcado para o próximo dia 20, às 16 horas
 
No próximo dia 20, às 16 horas, a Prefeitura de Casimiro de Abreu inaugura o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto do município (ETE).  A unidade irá tratar aproximadamente 50% de todo o resíduo produzido na sede da cidade, beneficiando inicialmente cerca de nove mil moradores. A segunda e terceira fase da obra, com investimento total de R$ 32 milhões, já estão andamento e a previsão é que entrem em operação num prazo de 1 ano.
Quando os outros dois módulos estiverem prontos, o tratamento do esgoto atingirá 100% da sede da cidade, um fato inédito na região e em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Sabemos da importância de se ter uma cidade com o esgoto tratado e essa é uma conquista inédita para o município e para a população, representando mais saúde, preservação do meio ambiente e qualidade de vida para todos. Vamos continuar nos empenhando para que outras obras dessa grandeza sejam realizadas em Casimiro de Abreu, visto que nossa meta é trabalhar cada vez mais para atender melhor os munícipes”, destacou o prefeito Antônio Marcos.
Depois de finalizados os três módulos da ETE, cerca de 22,5 mil moradores do município passarão a ter esgoto tratado. De acordo com o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela operação da Estação, Eliezer Crispim,  dos 40 quilômetros de extensão da rede existentes na cidade, 75% passarão a operar  plenamente a partir de agora, com capacidade de tratamento de 90 metros cúbicos por hora.
“Com a implantação dessa estação a água pluvial irá direto para o rio e o esgoto encaminhado para a ETE, onde será tratado adequadamente e só então será despejado no rio, já sem nenhuma poluição”, explicou Crispim.
REDE DE ESGOTO PARA TODOS -  Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, os demais distritos também serão contemplados por um novo projeto que está sendo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e pelo SAAE de Casimiro de Abreu.
“O novo sistema permitirá ainda que os moradores economizem recursos próprios, pois até então cada residência e edificação é responsável pelo tratamento”, pontuou o secretário.
BENEFÍCIOS – Os benefícios de uma estação de tratamento de esgoto são inúmeros, inclusive para a saúde o meio ambiente. “O tratamento da água e do esgoto influenciam diretamente nas condições de saúde dos moradores, evitando a disseminação de doenças infectocontagiosas. É a medicina preventiva em ação”, comentou o secretário de Saúde, Armando de Nijs.
Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto, lembra que o esgoto doméstico sem tratamento é a maior fonte de poluição dos rios e córregos, especialmente, aqueles que cortam as áreas urbanas. "A Estação de Tratamento irá promover a melhoria da qualidade de vida da população e a possibilidade da renaturalização dos rios e córregos que cortam o nosso município", explicou.
Publicado em 13/3/2014
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário