sábado, 15 de março de 2014

Curta-metragem lançado em Casimiro de Abreu relembra o maior evento ufológico do país


Depois de 34 anos, filme conta a história da visita dos extraterrestres que atraíram milhares de pessoas para o município

O projeto ‘Cinema pra você’ deste fim de semana lança o curta-metragem ‘Efeito Casimiro’ e pretende relembrar o maior evento ufológico do país.  A exibição acontece neste sábado, dia 15, a partir das 19 horas, na Praça Lúcio André. Após 34 anos os habitantes de Casimiro de Abreu poderão conhecer todo o enredo que culminou na visita, em um só dia, de mais de 10 mil pessoas ao município na década de 80, entre curiosos e repórteres da mídia nacional e internacional.

Para  a diretora do filme, Clarice Saliby, a áurea de mistério deu lugar a uma excitação geral da nação naquela época. “O fenômeno sobrenatural, com hora e data marcadas, atraiu grandes jornais e revistas da época, além de turistas e imprensa internacional. O evento tomou tal proporção que todos na cidade se mobilizaram para dar boas-vindas aos extraterrestres”, comentou ela.

O documentário, que é uma produção da “Cinema Em Dia” e tem patrocínio da Petrobras, já foi selecionado em festivais de diversas partes do Brasil. A participação no Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – rendeu o título de melhor documentário, em novembro do ano passado. Efeito Casimiro também já rodou em outros países, tendo passagens pelo New York No Limits Film Series 2013, nos Estados Unidos, além do Delhi Shorts International Film Festival-2013, na Índia. Chile, Argentina, Irlanda também foram destinos por onde passou o curta.  

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, Gustavo Marchiori, é muito importante revisitar histórias como a da descida de um disco voador em Casimiro de Abreu. “Eventos como este revelam muito sobre a história do nosso município e de seus moradores. Precisamos valorizar essa parte da nossa identidade cultural”, afirmou.

A pesquisa para roteirizar o filme durou cerca de oito anos, de 2004 a 2012 e, de acordo com Clarice Saliby, a experiência na pós-produção de longas como “O Coronel e O Lobisomem”, de Mauricio Farias e “Romance”, de Guel Arraes, foi fundamental para o êxito desse projeto.  Na rede social Efeito Casimiro, Clarice brinca e comenta que depois da apresentação da sessão, estarão todos prontos para a abdução. “Afinal, o que foi o Efeito Casimiro? O delírio de um homem? Uma farsa? Mais do que explicar os fatos, o curta mostra o que foi sentido na noite em que Casimiro de Abreu não dormiu”, antecipa a diretora.

Com a presença confirmada da equipe de produção de Efeito Casimiro, logo após a exibição, haverá um bate-papo com os espectadores e, em seguida, a exibição do longa-metragem "Contatos Imediatos de 3º Grau", que é um clássico do gênero e pode ser considerado o estopim da suposta descida do disco em Casimiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário