segunda-feira, 10 de março de 2014

Casimiro de Abreu realiza campanha de vacinação contra HPV



A Prefeitura de Casimiro de Abreu realiza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  a campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), direcionada para adolescentes da faixa etária de 11 e 13 anos, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A imunização, que previne contra o câncer de colo de útero, será gratuita e oferecida nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Barra de São João, Professor Souza, Rio Dourado, Palmital, BNH, Mataruna e Bairro Industrial, além do Centro de Referência Médicas (CREM) Manoel Marques Monteiro, no Centro, ao lado da Prefeitura. 
Também haverá aplicação da dose nas escolas municipais e particulares a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um termo de recusa. Cada menina deverá receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses e, a terceira, 60 meses (cinco anos) depois da primeira dose. A vacinação tem a eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
A vacina contra o HPV que será utilizada na campanha é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país. O Ministério da Saúde orienta ainda que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo para verificar se há indício da doença.
"Para que possamos ter sucesso na campanha é fundamental que os responsáveis com os filhos nessa faixa etária estejam atentos ao dia de vacinação na escola, providenciando previamente a autorização junto à unidade escolar. Na data agendada, as escolas receberão a equipe de vacinação", explicou a coordenadora de ações programáticas da Secretaria de Saúde, a enfermeira Ana Lívia Oximenes Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário