segunda-feira, 10 de março de 2014

Clima de paz e alegria tomou conta do Carnaval em Casimiro de Abreu


Muita alegria, diversão e um clima de paz tomou conta das ruas de Casimiro de Abreu e nos distritos durante os cinco dias de folia. O Carnaval Consciente 2014, promovido pela Secretaria de Turismo e Evento, contou com shows, escolas de samba, blocos, aulas de zumba e matinês. 
Em cinco dias de festa, a sede do município e os distritos Professor Souza e Barra de São João receberam cerca de 250 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. A folia começou na quarta-feira, 26,  com os bailes pré-carnavalescos da Fundação Cultural. 
O clima familiar foi predominante em Casimiro de Abreu. Moradores e muitos visitantes, juntos, curtindo os desfiles das escolas de samba, blocos, além dos shows musicais e de dança realizados na Praça Feliciano Sodré. Quem passou por lá aprovou a programação. “Estive aqui no ano passado para visitar um parente, gostei tanto da festa carnavalesca, da tranquilidade das pessoas, que resolvi trazer o resto da minha família e passar o Carnaval desse ano aqui”, contou Maria Aparecida da Silva, de 72 anos, moradora de São Gonçalo, que também elogiou a segurança e a organização do evento.
O primeiro bloco a desfilar no sábado, dia 1º, foi o Só na Lata, que trouxe em seu enredo o tema “Brincadeiras de crianças antigas”. A festa seguiu animada com a apresentação da Banda Me Puxa. Com um repertório variado, o conjunto agradou ao público, que dançou até a madrugada.
No domingo foi a vez da escola de samba Estrela do Oriente. Com o enredo intitulado “Brasil nas Copas do Mundo”, o samba, de autoria de Bilica, descreveu a trajetória futebolística do país nas copas do mundo. A escola de samba possui cerca de 600 integrantes e uma bateria com 40 ritmistas.
No final da noite a banda Nada Igual com ritmos variados empolgou o público presente na Praça Feliciano Sodré. Thiago Pigosso, morador de Casimiro de Abreu, sai no Bloco do Jegue há mais de cinco anos. “O Bloco do Jegue é uma tradição no município. Uma diversão saudável e para todas as idades”, comentou ele.
A programação seguiu animada com blocos, matinês, entre outras atrações até a terça-feira, dia 4.

Barra de São João atrai multidão 

O Carnaval em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, atraiu uma multidão durante os cinco dias de folia. Na sexta-feira o bloco ‘Sukitão’ atraiu centenas de pessoas nas ruas do distrito. No sábado a Banda Me Puxa animou o público no trio elétrico no Praião. No domingo o trio elétrico com a Banda Tribal do Brasil arrastou uma multidão na orla. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas pularam atrás do trio. À noite o desfile do G.R.E.S. Art-Flu emocionou os foliões. 
A gerente financeira Márcia Schmidt, moradora de Pádua, vem todos os anos para Barra de São João no período do Carnaval. “Aqui é sempre muito animado, é isso que eu gosto no Carnaval”, disse Márcia, após desfilar com a família no Bloco Pau Podre.
A comerciária Tayane Teixeira, veio de São Gonçalo com o namorado Diego especialmente para brincar o Carnaval no Bloco Cala Boa e me Beija, um dos mais tradicionais do distrito. “Essa é a terceira vez que venho pra cá e pretendo voltar mais vezes”, disse.
Na Praça As Primaveras, as famílias puderam levar suas crianças fantasiadas e brincar com confetes e serpentinas ao som de antigas marchinhas, relembrando os velhos carnavais. A Sociedade Musical Santa Cecília foi quem animou os foliões no local durante os quatro dias de festa. Na segunda-feira os blocos ‘Vou Vomito e Volto’, ‘Bandarra’ e ‘Tô que Tô’ também fizeram alegria da galera.
A personal trainer Lívia Félix deixou o carnaval carioca para aproveitar os cinco dias de folia em Barra de São João. Ela comenta que é a segunda vez que vem para cá no Carnaval com a filha de 10 anos por conta da segurança que encontra no distrito. “Aqui é tudo muito tranquilo, não se vê briga e isso é muito bom”, argumentou a personal.
Na terça-feira (dia 08), encerrando a programação, os blocos Peixe Vagabundo e o tradicional Gavião, que completou 84 anos de existência, arrastou milhares de foliões na orla do Praião. 
A professora universitária Sônia Maria Soares veio de Belo Horizonte com o marido Eugênio, e a mãe, Judith, de 82 anos, para curtir o Carnaval em Barra de São João. “Tenho casa aqui há 25 anos. Gosto muito da alegria e da espontaneidade do Carnaval de Barra. Poder passar esses dias perto da praia, com tranquilidade e tantas belezas naturais é muito bom”, comentou Sônia.
Nos distrito Professor Souza também teve uma programação especial com shows das bandas Kaentrenós, Banda Me Puxa, Tribal do Brasil e Banda Prakatum. 
APOIO – A Guarda Municipal, a Fiscalização e a Secretaria de Saúde, que manteve uma ambulância e uma equipe de prontidão, atuaram durante os cinco dias de festa nos locais do evento. Os agentes de saúde distribuíram panfletos orientando o público sobre as doenças sexualmente transmissíveis e fizeram distribuição de preservativos. As ruas de acesso ao Praião ficaram interditadas tendo acesso apenas aos moradores credenciados, o que melhorou o trânsito no local, além da coibição do uso do carro de som.
Publicado em 7/3/2014
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário