sexta-feira, 6 de novembro de 2015

'Nunca poderia imaginar uma tragédia tão grande', lamenta prefeito

Trilha foi aberta na mata para levar comida aos "ilhados"; lama pode ser tóxica; prefeitura decreta situação de emergência

Criança atingida pelo rompimento da barragem é socorrida
Reprodução Facebook
Criança atingida pelo rompimento da barragem é socorrida
O prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, sobrevoou nessa quinta-feira (5), a região de Bento Rodrigues e afirmou emocionado que "nunca poderia imaginar uma tragédia tão grande". "Um cidadão de Bento conseguiu ajudar a esposa, quando voltou para pegar a sobrinha já era tarde demais", contou. Somente neste distrito moram de 200 a 250 famílias, cerca de 500 pessoas.
A prefeitura ainda não sabe falar em número de desabrigados, mortos e feridos, e decreta situação de emergência. O governador Fernando Pimentel (PT) e o Ministro de Estado da Integração Nacional Gilberto Magalhães Occhi são esperados na cidade na manhã desta sexta.
Júnior informou que o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal fizeram uma trilha no meio da mata para levar água e comida às pessoas que estão ilhadas. Dois ônibus do distrito de Paracatu e duas vans de Bento Ribeiro já chegaram a Mariana trazendo desabrigados. "Muitas pessoas não querem deixar o local por causa de familiares", disse Júnior. O prefeito pôde observar que muitas pessoas estão na parte alta da cidade e perderam tudo com o desastre. "Vi carro em cima de casa, as pessoas vão precisar de muita ajuda", completou.
A permanência destas pessoas nos distritos atingidos preocupa por causa do cheiro forte e do contato com a lama, que pode ser tóxica. "Já foi solicitado que um corpo clínico do Estado avalie a lama e, se for tóxica, nos ensine como tratar", explicou o líder do Executivo.
Em Mariana, há quatro barragens. Duas delas se romperam e as pessoas temiam que a terceira também não aguentasse o  volume de água e dejetos. Entretanto, o prefeito garantiu que entrou em contato com a Samarco e que não há este risco.
Sirene
O prefeito informou ainda que no caso de risco de rompimento de uma barragem, a lei federal determina que uma sirene seja acionada. Moradores informaram ao prefeito que tal barulho não foi emitido. A suposta irregularidade será investigada.
Oito helicópteros vão ajudar no resgate. Além disso, o ministro de obras estuda uma maneira de abrir caminho no local afetado. A trilha usada pelos bombeiros durante a noite é dentro de uma mata fechada, o que dificulta o acesso.A caminhada é de uma hora.
Desabrigados
O prefeito informou ainda que vai alugar casas para os desabrigados, com ou sem a ajuda da empresa Samarco. "Vamos cadastra essas famílias e ter muito respeito com elas", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário