quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Prefeitura toma medidas para garantir o pagamento do 13º salário dos servidores

Prefeitura toma medidas para garantir o pagamento do 13º salário dos servidores

Pagamento será efetuado no dia 10 de dezembro

Foto da sede da prefeitura de Casimiro de Abreu
Foto: Cláudio Pacheco
Município vem deste o início do ano tomando ações para combater a crise
Casimiro de Abreu, assim como as cidades vizinhas, passa pela crise ocasionada pela queda no repasse dos royalties. O município segue adotando medidas para continuar fazendo a gestão responsável deste momento, de forma que os serviços básicos que são de responsabilidade municipal sejam ofertados à sociedade e os direitos da população garantidos. Na última semana, a Prefeitura anunciou que vai garantir o 13º salário dos servidores, diferentemente de notícias divulgadas sobre outras cidades e até mesmo sobre outras esferas de poder, que não garantem ainda o pagamento. Para isso, foi preciso suspender a entrega das cestas natalinas, que consomem cerca de meio milhão de reais, além da tradicional festa de final de ano do servidor. 

"Todos os dias recebemos notícias sobre os efeitos da crise e aqui não é diferente. Estamos passando por dificuldades. Até o momento conseguimos por meio de nossas medidas, fazer a gestão de toda esta situação e, apesar dos cortes realizados, nunca atrasamos com o salário dos servidores. Optamos por honrar com o 13º dos funcionários, a gastar uma quantia que faria falta aos serviços essenciais neste momento", disse o prefeito Antônio Marcos. 

Em 2015, os efeitos da crise fizeram com que Casimiro de Abreu e diversas cidades da região cancelassem as festas de emancipação político-administrativa, bem como inúmeros outros eventos do calendário oficial. Algumas delas chegaram a atrasar salários dos servidores. Recentemente, notícia vinculada pelo jornal O Globo deixou em dúvida sobre o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores do Estado. 

Com esta crise, Casimiro de Abreu foi o município que mais perdeu proporcionalmente no repasse dos royalties em toda a região produtora, cerca de 48%, que resulta em uma queda de R$ 80 milhões na arrecadação. Para fazer com que os efeitos da crise não atingissem tanto a população, as políticas de enfrentamento da crise começaram a ser executadas logo no primeiro trimestre do ano.

Com as medidas, o orçamento das secretarias foi revisto e reduzido, o horário de expediente foi alterado, foram cancelados contratos e o calendário oficial de eventos. Alguns projetos realizados pelas secretarias passaram por readequações. Houve ainda dispensa de funcionários. Campanhas de consumo conscientes e incentivo à solicitação da nota fiscal dos prestadores de serviço também foram executadas. 

Juntas, as medidas adotadas vão gerar uma economia de R$ 37 milhões, valor inferior a perda calculada pela Secretaria de Planejamento de Processamento de Dados. "Estamos nos esforçando para mantermos os serviços básicos que competem ao município", finalizou o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário