sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Agricultura familiar fornece alimentos para a merenda escolar de Casimiro de Abreu

Desde o dia 10, a merenda escolar de Casimiro de Abreu passou a contar com itens fornecidos por pequenos produtores do município. A primeira remessa de alimentos foi destinada às 21 escolas da rede de ensino municipal. A ASSAF (Associação de Agricultores Familiares de Casimiro de Abreu) colheu quase cinco toneladas de alimentos que passam a integrar o cardápio dos alunos diariamente.

A parceria das Secretarias Municipais de Educação e Agricultura, e ainda da Emater que orienta os produtores rurais, gerou um bom resultado. Foram colhidos três variedades de banana, além de laranja, aipim, inhame, bata doce e abóbora. Todos os produtos são de excelente qualidade e poderão ser consumidos pelos estudantes da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Educação Maria Inês Ávila, a ASSAF concorreu publicamente ao fornecimento e se enquadrou nas exigências legais para abastecer as escolas municipais. “Isso valoriza a região, acarreta em uma alimentação mais saudável, uma preocupação do governo Antônio Marcos em garantir mais qualidade de ensino aos estudantes”. A medida cumpre a lei federal referente ao Programa Nacional de Alimentação que determina que 30% da verba destinada à merenda escolar seja consumida com alimentos oriundos do pequeno produtor rural.

Para os cultivadores de banana José Elias Frez, Haroldo Gaspar e Paulo Schuler, ter a Prefeitura de Casimiro de Abreu como cliente eleva a produção deles e motiva ainda mais o cultivo do alimento, já que há comprador fixo. A mesma opinião tem o agricultor Jorge Petter Heringer. “Eu planto bata doce e abóbora. Estando cooperativado, isso facilita a nossa sobrevivência. A orientação da Secretaria de Agricultura e da Emater são importantes para o desenvolvimento da ASSAF”, diz.

A produção de alimentos é realizada em diversos pontos de Casimiro de Abreu como as localidades de Ribeirão, Quilombo, Campos Elíseos, cascata, São Romão, cachoeiras de Macaé e Boi Branco. São ao todo 17 produtores que integram a ASSAF. Vários deles estiveram presentes no abastecimento da primeira remessa de alimentos feitas para a Prefeitura. A subsecretária de Educação Cremilda Couto e o subsecretário de Agricultura Samuel Neves também compareceram. “Estamos contentes por estar cumprindo mais esta etapa que ajuda na educação do município”, concluiu Maria Inês Ávila. A entrega de alimentos vai acontecer em horários agendados sempre às segundas e terças-feiras nas unidades escolares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário