domingo, 30 de outubro de 2011

Envelhecimento saudável preocupa especialistas em Manaus


Idosos repesentam 5,4% da população do Amazonas.
Evento discute, em Manaus, acesso à Educação, Cultura e Esporte


Euler Ribeiro, diretor UnATI/UEA (esquerda). (Foto: Alan Chaves)
Euler Ribeiro, diretor UnATI/UEA (esquerda).
(Fotos: Alan Chaves)
Com a melhora nas condições de vida com acesso a atividades educacionais, culturais, esportivas e de saúde, o número da população idosa deve superar a de jovens de até 15 anos nos próximos 20 anos. A previsão é do diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/EUA), Euler Esteves Ribeiro. Durante o XII Fórum da Terceira Idade discute, em Manaus, ele destacou políticas públicas de respeito e valorização à pessoa idosa e o processo de envelhecimento saudável.

Discutido em várias partes do mundo, a temática "Qualidade de vida na terceira idade" reúne, na capital do Amazonas, representantes das Universidades da Terceira Idade de todos os estados brasileiros para a abertura do "XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XI Encontro Nacional de Estudantes de Terceira Idade de IES", realizado neste sábado (29), no Studio 5 Centro de Convenções.

Durante palestra magna de abertura do evento, Euler Ribeiro falou do "Envelhecimento e o Meio Ambiente, um novo pensar". Ele chamou atenção para a "consciência social" sobre o processo de envelhecimento no Brasil. "Abrindo portas para o reconhecimento do envelhecimento como uma fase da vida, se consolida também a importância de se melhorar os programas de saúde, lazer, benefícios sociais, entre outros, para essa categoria", declarou Euler.

Segundo o diretor, é importante que a sociedade tenha consciência do processo de um envelhecimento bem sucedido. "Sou um idoso da floresta, tenho qualidade de vida por conta dos cuidados observados no percurso da vida e também, por morar em uma terra onde a natureza é mais eficaz que qualquer ciência", disse o diretor.

Geralda Oliveira, acadêmica UnATI/UEA.  (Foto: Alan Chaves)
Geralda Oliveira, acadêmica UnATI/UEA.
(Foto: Alan Chaves)
Exemplo de um envelhecimento saudável, aposentada Geralda Alves de Oliveira, de 65 anos, há três anos estuda Língua Portuguesa, na Universidade Aberta da Terceira Idade da EUA, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. Ela conclui o curso no próximo ano e diz que ter retomado aos estudos  foi a melhor decisão. "De fato é uma outra vida, uma outra fase. Além do conhecimento, ganhamos outras coisas imensuráveis", afirma a acadêmica. Pessoas como Geralda representam uma boa parcela da população do Amazonas, 5,4%, ou seja, 170 mil, dos quase 2 milhões habitantes.
Entretanto, Euler Ribeiro destacou que, apesar da importância do idoso na sociedade, a população ainda não tomou a plena consciência de seu próprio processo de envelhecimento.
"O adulto de hoje, que será o idoso amanhã, ainda não acredita que a juventude é apenas parte de um processo", analisou. A consequência da falta de informação e de consciência sobre os processos da velhice é o caminho aos problemas mais comuns de um envelhecimento mal sucedido, segundo o especialista.

Repesentantes de IES da terceira idade de todo o país estão em Manaus. (Foto: Alan Chaves)Repesentantes de IES da terceira idade de todo o país estão em Manaus. (Foto: Alan Chaves)


 

Um comentário:

  1. Bom dia
    Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

    ROMANOS CAP.10

    8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

    9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

    10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

    11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

    12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

    13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

    14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

    15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

    16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?

    17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

    18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.

    19 Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.

    20 E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.

    21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama,
    Ele é o Caminho; e a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir