Lavar roupas não se resume em apenas colocá-las na máquina e apertar um botão. É um trabalho que começa desde a hora em que começamos a procurar por roupas sujas deixadas nos cômodos da casa e vai até o momento que elas entram dobradinhas nas gavetas ou penduradas em cabides nos armários.
Dicas básicas
- Comece separando as peças por cor: roupas escuras, coloridas, claras e brancas. Roupas finas, panos de cozinha e roupas íntimas não devem se misturar.
- Leia o manual de instruções de uso que acompanha as lavadoras. Parece banal, mas muita gente não lê e o manual sempre traz instruções importantes de uso. Geralmente as roupas de lã, assim como acolchoados e roupas de moletom, por exemplo, são leves enquanto estão secas, mas ficam pesadas depois de molhadas. É sempre bom verificar no manual o peso que sua máquina pode suportar.
- Instale seu varal no lugar certo. Ele deve ficar em um local bem arejado e onde bata sol.
- Prefira os pregadores de plástico em vez dos de madeira, pois eles acumulam umidade e, com ela, sujeira. Os modelos de plástico podem ser lavados e duram mais.
- Passe um pano úmido na corda do varal, assim a poeira não se acumula e não suja a roupa.
- Sacuda bem as peças antes de estendê-las no varal. Quanto mais esticadas elas secarem, menor o tempo de ferro de passar ligado. Assim, você economiza energia.
- Para as peças de algodão, uma dica: tire-as da máquina um pouquinho "antes da hora", quando estão ainda meio úmidas, pois é mais fácil de passar.
- Pendure a peça pelo avesso e ela não desbotará.
- Pendure camisas sociais em cabides no varal.
- Na hora de estender as roupas, procure usar os pregadores na parte mais firme da roupa. Observe também se a peça fica deformada quando presa aos pregadores. Se isso acontecer, coloque-a em um cabide plástico e pendure o cabide no viral, ou seque a roupa estendida sobre uma toalha limpa.
- Para conservar suas lingeries sempre bonitas, a melhor escolha é lavá-las à mão. A máquina pode danificar as rendas, além de deformar os arcos metálicos do sutiã ou camisole. As altas temperaturas também danificam as suas características elásticas e a tonalidade das cores. Existem produtos específicos para lingeries no mercado.
- Quem tem bebê em casa deve tomar cuidado com as micro meias, sapatinhos de lã, camisetinhas, touquinhas e outras roupinhas pequenas. Elas podem desaparecer se colocadas na máquina. É melhor que sejam lavadas à mão, logicamente tudo separado das roupas do resto da família.
- Manter a lavanderia ou área de serviço organizada ajuda muito com as roupas. Os cestos são super úteis e podemos encontrá-los em uma diversidade muito grande de materiais, como vime, palha e sisal. Observe os acabamentos, isto é, se a trama é bem acabada. Os preços também variam de acordo com a qualidade e material. Mas esta é uma peça coringa, que pode ser usada também em outros ambientes.
- Quando finalmente a roupa é colocada nas gavetas e cabides... Bem, então está na hora de voltar para o início e começar a procurar roupa suja pela casa, porque com certeza haverá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário