terça-feira, 25 de outubro de 2011

“Posso fazer sexo?”

Fátima Protti e o ginecologista Théo Lerner respondem em quais situações a transa é permitida ou desaconselhada
“Posso fazer sexo se eu estiver fantasiando com outro?”
Fátima Protti: Para algumas mulheres fantasiar com outro homem na hora do sexo é completamente impossível, além de gerar sentimentos de culpa por acreditar que está traindo seu parceiro. Mas é preciso separar fantasia de realidade. O fato de se excitar com uma história não quer dizer que seus sentimentos estejam direcionados para outro homem. A fantasia é somente um estímulo erótico. Ela nos aproxima mentalmente de situações excitantes e práticas sexuais ainda impossíveis de se realizar por medo, vergonha ou porque poderia comprometer a vida do casal.
“Posso fazer sexo alternando a penetração vaginal e anal?
Fátima Protti: Em uma única transa pode existir a penetração anal e vaginal. Contudo, é preciso ter o cuidado e trocar a camisinha ao passar de uma prática para outra evitando contaminar a vagina com bactérias do trato intestinal.
“Posso fazer sexo se eu estiver menstruada?”
Dr. Théo Lerner: O risco de engravidar transando durante a menstruação é menor, mas o uso de um método anticoncepcional é obrigatório. A descamação do endométrio deixa a mulher mais vulnerável a infecções sexualmente transmissíveis, logo a camisinha também é um item indispensável. A presença do sangue menstrual pode sujar o ambiente e a roupa de cama, mas lidar com isso é uma opção de gosto pessoal.
“Posso fazer sexo se eu estiver usando creme vaginal para algum tratamento?”
Dr. Théo Lerner: Não é recomendável manter relações sexuais durante tratamentos que utilizem cremes vaginais. A atividade sexual pode interferir com a quantidade de medicamento que permanece no interior da vagina, comprometendo sua ação. Além disso, a maioria dos cremes utiliza uma base oleosa, que reage com o látex da camisinha e aumenta a possibilidade de rompimento. Outro risco é a absorção do medicamento pelo parceiro, podendo levar a efeitos colaterais indesejáveis.
"Posso fazer sexo se eu estiver com o estômago cheio?"
Dr. Théo Lerne: Não há problema em ter relações sexuais após as refeições. Na pior das hipóteses pode haver um certo desconforto em algumas posições ou em função da atividade física mais vigorosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário