sexta-feira, 19 de outubro de 2012

“INGRATIDÃO, TRAIÇÃO, INJUSTIÇA!”COMO AGIR DIANTE DESSA DOR?


INGRATIDÃO, TRAIÇÃO
 “Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!” (Salmos 55:12-14).

Alguem disse sabiamente: a seguinte frase: ..."O Coração do ingrato não tem memória e esquece muito rápido de como tudo começou..."
A frase me chamou a atenção. Principalmente por se tratar de uma grande verdade! 
POIS A BÍBLIA ELERTA: 

"Os homens serão EGOISTAS, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios," (2 Timóteo 3:2).

Infelizmente é verdade! E isso fica cada vez mais evidente com o passar dos anos.
A ingratidão é obra da carne.  E sua raiz é o EGOISMO! 
É FATO: TODO INGRATO É EGOISTA, E VICE VERSA. ...O egoísta (ingrato), em prol dos seus próprios sonhos, objetivos e pretensões, despreza e esquece-se de todos que o ajudaram a começar e investiram em seu desenvolvimento. 
Há casos de filhos, que após se formarem e terem uma carreira profissional bem sucedida desprezam e se envergonham de seus pais por sua simplicidade, esquecendo-se que foram eles que, com sacrifício custearam seus estudos. E também pessoas que voltaram a estudar a custa do sacrifício, investimento e apoio do cônjuge, e que antes mesmo de se formar arrumaram outro (a) na faculdade, e alguns, até se divorciaram (e quando confrontados disseram: "Ah, Eu tenho o direito de ser feliz...". Ah, eu só estou perseguindo meu sonho...". E outro até disse: "Ah, eu quero me separar porque não consigo mais dialogar com minha esposa, agora que sou uma pessoa estudada e ela não consegue mais acompanhar meu raciocínio e entender o que falo, simplesmente não tem mais papo entre nós...")... E algumas ovelhas, obreiros, lideres que... Bom, é melhor nem falar, que faltaria espaço. Rsrsrssr... Pois são muitos os "TRISTEMUNHOS" de ingratidão que se vê, até mesmo nas igrejas... Como diz Mike Murdock:"INGRATIDÃO É DESCOBRIR (TER A SENSAÇÃO), QUE INVESTIU NA PESSOA ERRADA!..." 

Infelizmente, essa é uma sensação que todo pastor enfrenta, já enfrentou ou enfrentará algumas; (pra não dizer muitas) vezes no ministério. A sensação de ter se esforçado inutilmente. Veja o que o apostolo Paulo disse:

"Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis" (Gl 4:11).

"retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente". (Filipenses 2:15-16).

"Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço". (1 Tessalonicenses 3:5).

NEM O PRÓPRIO MESTRE JESUS CRISTO; ESCAPOU DE SOFRER INGRATIDÃO, DESPREZO E TRAIÇÃO POR PARTE DAQUELES A QUEM SERVIU E ABENÇOOU. VEJAMOS:

·         O CASO DOS DEZ LEPROSOS CURADOS. SOMENTE UM VOLTA PARA AGRADECER.

“Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez”? Onde estão os outros nove?
Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? (Lucas 17:17-18)

·         A MAIORIA DOS SEUS DISCÍPULOS O ABANDONOU, DESPREZANDO AS PALAVRAS QUE ELE PREGAVA. RESTANDO SOMENTE OS DOZE:

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo”.
Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?”.
Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna”. (João 6:66-68)

COMO EU DIGO SEMPRE:  Se você prega o “evangelho” e nunca ninguém te abandonou dizendo: “Duro é esse discurso”! Que palavras duras! Ninguém pode suportar isso! Vou-me embora dessa igreja!...
Sinto muito. É bem provável que você não esteja pregando o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. AS VERDADEIRAS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!

·         E DOS DOZE QUE SOBRARAM, UM ERA UM DIABO (UM TRAIDOR).

Então Jesus respondeu: "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!” (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que,embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.). (João 6:70-71).

“... Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem”?” (Lucas 22:48)

·         PEDRO, UM DOS ONZE RESTANTES, O NEGOU TRÊS VEZES. MESMO DEPOIS DE JURAR-LHE  LEALDADE ATÉ A MORTE:

“Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo”. (Mateus 26:35).

...E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar. (Marcos 14:72)

·         E TODOS OS DEMAIS DISCÍPULOS QUE TAMBÉM HAVIAM JURADO LEALDADE, O ABANDONARAM NO MOMENTO MAIS DIFÍCIL DE SUA VIDA.

“Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram”. (Mateus 26:56).

·         O MESMO POVO QUE ELE CUROU, LIBERTOU, ABENÇOOU; O MESMO POVO QUE NUM DIA CELEBRAVA SUA ENTRADA TRIUNFAL EM JESRUSALEM, NO OUTRO DIA SE DEIXAVA MANIPULAR PELOS RELIGIOSOS, E GRITAVAM: “CRUCIFICA-O”! 

“Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor”. (João 12:13).
Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " (Mateus 27:17)
Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus. (Mateus 27:20)
...A uma só voz eles gritaram: "Acaba com ele! Solta-nos Barrabás! " (Lucas 23:18)
·         COMO ESTÁVA ESCRITO ACERCA DELE, FOI REJEITADO PELO SEU PRÓPRIO POVO:
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. (João 1:11)
E mesmo sofrendo toda essa ingratidão e traição, Jesus nos deixou o exemplo do que fazer quando fossemos injustiçados.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”.(Lucas 23:34)
“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus”. Lucas 6:35

ISSO É PALAVRA DE VIDA ETERNA! Mesmo que pareça “duro discurso!” Para nossa carne e para nossa alma! O mandamento é perdoar sempre! E não pagar mal por mal.
“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos”. (1 Tessalonicenses 5:15)

POIS A VINGANÇA NÃO PERTENCE A NÓS. PERTENCE A DEUS! ELE É FIEL E JUSTO PARA DAR A CADA UM, COLHEITA DAQUILO QUE SE SEMEIA.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor”. (Romanos 12:19)
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”. (Gálatas 6:7).

Sabendo disso. Perseveremos firmes na obra que o senhor nos chamou. Fazendo tudo para Deus. Com a nossa expectativa nele e não nos homens. E certamente colheremos o fruto do nosso trabalho. Pois o nosso trabalho no Senhor não será em vão!
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (1 Coríntios 15:58)

LEMBRE-SE: guarde o seu coração da justiça própria. Revista-se da couraça da justiça de Deus. Não se deixe ferir pelas injustiças, ingratidões e traições humanas. E não se esqueça de que a nossa luta não é contra carne (seres humanos), e nem contra o sangue (nossas parentela), esses não são nossos verdadeiros inimigos. 

pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”. (Efésios 6:12).

PORTANTO, CUIDADO!!! O DIABO É ASTUTO, E SABE MUITO BEM A QUEM USAR PARA TE FERIR MAIS PROFUNDAMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário