"Familia sacerdotal! Família Governamental! Família de Amor!”
Esse é o Propósito original de Deus para toda família! Que ela seja: EM CRISTO, O reflexo do seu próprio Amor! "AMOR ÁGAPE!"
(Ágape = Amor. Amor de Deus).
Ágape e o verbo agapáo, são usados extensivamente na Septuaginta com transliteração do termo em hebraico como afeição para a família. (Amor de Família-FRATERNAL- entre irmãos, FILHOS DO MESMO PAI). Como o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega, sem segundas intenções, sem esperar nada em troca). DEUS. Portanto, somo IRMÃOS, FILHOS DO MESMO PAI.
Vemos então, que, um dos principais propósitos da família é que entenda, viva e expresse esse Amor (Ágape) ao mundo! Se entendermos, vivermos e praticarmos esse princípio (agapáo) em nossa própria casa com a nossa família, não teremos tanta dificuldade em cumprir o mandamentos que nosso PAI CELESTIAL, nos ordena nas escrituras sagaradas:
Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus disse: "Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente”. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. E o segundo é: "Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos". (Mateus 22: 37-41).
(Sl 68:6) Deus faz o solitário habitar em família, mas o isolado (rebelde) habitará no deserto.
Vemos aqui que, ser ou, estar solitário, não é o mesmo de ser isolado. Nesse contexto, o solitário não é solitário porque quer, mas por circunstancias da vida. Já o isolado aqui nesse contexto, é aquele que decide se afastar de todos por rebeldia e egoísmo.
(PV 18:1) Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.
Esse não habitará em família, mas sim no deserto; já que rejeitou viver em comunhão com os seus.
Deserto fala de sequidão, escassez, desconforto, etc.
Assim é a vida de todo aquele que se isola; seca e árida.
Solidão e isolamento. Não é a vontade de Deus para nós. Ele nos Criou para vivermos em comunhão, para nos relacionarmos em Amor, com ele e com nossos semelhantes.
· PRIMEIRO: Acima de tudo, para o Amarmos e sermos UM com Ele (Deus). (Mc 12:30)
· SEGUNDO: Amar o nosso próximo (semelhante), como a nós mesmos. (Lc 10:27)
AMOR! Esse é o primeiro e grande mandamento tanto para o velho como para o novo testamento.
34 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 35 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 36 Este é o primeiro e grande mandamento. 37 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 38 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (MT 22: )
E certamente, ninguém é mais “Nosso próximo”, do que os da nossa própria família.
O exercício do Amor deve começar pela nossa casa (família).E quando falamos de AMOR, falamos em atitude, não exatamente de sentimento. Pois o verdadeiro amor não se trata de sentimento, vontade ou emoção, mas sim de decisão no espírito, de atitude consciente. Independente de sentimentos, precisamos decidir amar, pela fé. É fruto do espírito. (Gl 5:22).
É desse Amor que estamos falando. O AMOR ÁGAPE. O Amor que revela o caráter de Deus. Descrito em (I Co 13: )
4 ¶ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 ¶ O amor nunca falha;...
Quando a bíblia nos diz para amar a Deus e ao nosso próximo, é com esse tipo de Amor.
Sofredor, benigno, não invejoso, não leviano, não soberbo, não indecente, não egoísta, etc...
Ou seja, tudo que o “amor carnal”, movido por desejo, sentimento e emoção não é. Por isso é falho, e não subsiste, não permanece.
Pela falta desse AMOR ÁGAPE, que expressa o caráter de Deus, as famílias têm sido destruídas de geração a geração. Pois não há paciência, tolerância, todos se irritam facilmente um com o outro, e cada um busca o seu próprio interesse. Não há confiança, um desconfia do outro, há ciúmes e competições dentro da própria casa. E assim, vai se perdendo a fé; a esperança, e já não há força para suportar as adversidades, as dificuldades que infelizmente, toda família tem que enfrentar nessa vida depois que o pecado entrou na humanidade.
Nesse mundo que jaz no maligno (I Jo 5: 19), a iniqüidade tem aumentado cada vez mais contaminando e esfriando o amor, até mesmo no meio dos que confessam a Jesus.
Como vemos em (MT 24: 12-13)
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Aquele que perseverar até o fim... NO AMOR (Caráter, essência de Deus), será salvo...
Perseverar significa: (permanecer apesar de...). E isso só é possível no Amor Ágape, que tudo sofre, tudo crê, e tudo suporta, e jamais acaba... Manifestado em Jesus Cristo que é a Exata expressão do Amor e Glória de Deus pai. (Hb 1:3)
Esse Amor é o vinculo da perfeição:
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. (Cl 3:14
Nenhum comentário:
Postar um comentário