Foi realizada nesta quinta-feira, em Casimiro de Abreu, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu no Espaço Recriar. Participaram o prefeito Antônio Marcos, a secretária de Assistência Social Rosana Machado, o presidente do conselho municipal Bruno Valente e a representante do governo estadual Isadora Souza. O tema foi “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e Valorizar seus Trabalhadores”.
Dezenas de profissionais e usuários do Serviço Social estiveram no evento. Entre os objetivos, a apresentação do SUAS, a discussão de propostas e sugestões para melhorias e aperfeiçoamento do setor no município. Para o prefeito Antônio Marcos, o governo vem investindo nas ações sociais que atendem a população em geral. “Fizemos um pacto com os governos estadual e federal neste segmento. O projeto Assistência Itinerante da Prefeitura é um exemplo de bons resultados”, citou.
Antônio Marcos citou ainda a importância de oferecimento de serviços à comunidade. “A assistência itinerante não se trata de populismo, mas de um trabalho sério com a presença de técnicos que levantam as reais necessidades da população mais afastada da cidade. O projeto Vestibular Social também tem atendido bem a jovens e adultos”, disse. O prefeito elogiou o avanço social iniciado na gestão do governo Lula que motivou ainda mais investimentos em Casimiro de Abreu por meio de parcerias.
Bruno Valente destacou as participações do Conselho Municipal de Assistência Social na região. “Ajudamos a implantar o Conselho do Idoso e o Conselho Tutelar em Barra de São João, Rio Dourado e Professor Souza. Há projetos de ação social para serem desenvolvidos assim que o ginásio poliesportivo do Bairro Industrial for inaugurado. A participação dos munícipes nesta conferência auxilia no exercício da cidadania”, disse.
A secretária Rosana Lélia Machado informou que há uma parceria em vista com o governo estadual para a execução de um programa de capacitação dos profissionais do serviço social que atuam no município. De acordo com Isadora Souza, há recursos disponibilizados para contratação de especialistas que treinem e capacitem ainda mais os assistentes sociais de Casimiro de Abreu. “Uma boa capacitação gera resultados qualificados. Isto deve contribuir na melhoria do atendimento aos usuários”, opinou a representante da Secretaria Estadual de Assistência Social.
Desde o dia 7 de julho, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que rege o Sistema Único de Assistência Social. Para o setor, isto deve representar mais conquistas de direitos e maior atuação de movimentos como o CRAS e o PAIF. Atualmente, todos os 92 municípios fluminenses contam com os serviços. “É importante a realização de conferências como esta, pois daqui sairão propostas que serão levadas à conferência estadual que acontecerá de 23 a 25 de outubro, na capital”, concluiu Rosana Lélia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário