quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Casimiro de Abreu inicia segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu iniciou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no município. A campanha é desenvolvida pelo Departamento de Pecuária e será encerrada no final do mês de novembro.


A equipe de vacinação percorrerá as localidades de Palmital, Rio Dourado, Boa Esperança, Sapê, Assentamento do Visconde, Ribeirão, Carrapato, Serra do Macharet, Quarenta, Brejão, Cachoeira de Macaé, Pai João, Ipuca, Mutumbo, Córrego da Luz, Quilombo, São Romão e Paquita.

A meta é vacinar dois mil bovinos. O diferencial da Secretaria de Agricultura e Pesca é desenvolver também um trabalho de conscientização com os produtores rurais visitados. “Nós aproveitamos a vacinação para fazer o atendimento rural com os pequenos produtores do nosso município. Esse contato é muito importante”, disse a diretora do Departamento de Pecuária Suellen Ximenes. Há 13 anos não existe caso de aftosa no Estado do Rio de Janeiro.

DOENÇA – Febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia, queda na produção leiteira são sintomas da febre aftosa que podem ser evitados se cumprido o calendário oficial de vacinação. O Ministério da Agricultura recomenda que a aquisição de animais ocorra apenas com a guia de vacinação em dia, e que o transporte seja feito por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais vindos de outras fazendas devem ser isolados, vacinados e observados por 15 dias antes de integrar o rebanho. A aftosa pode afetar os animais de casco fendido como os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário